O time bauruense voltou de viagem com duas vitórias na bagagem. (Foto: Antonio Penedo/Mogi Helbor)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

No último sábado (01/09), o Sendi/Bauru Basket conquistou mais uma grande vitória fora de casa, desta vez contra o Mogi/Helbor, por 69 x 61. Em partida realizada no Ginásio Hugo Ramos, a equipe bauruense se deu melhor no confronto entre, até então, os dois primeiros colocados do Campeonato Paulista. Com a vitória, o Dragão se mantém na liderança isolada do campeonato, e ao mesmo tempo fez com que Mogi descesse um degrau, agora ocupando a terceira colocação. 

O fato curioso que acompanhou os duelos entre os dois times é que, no primeiro turno, a partida foi realizada em Bauru, no dia 1º de agosto. Sim, era aniversário da cidade sem limites. No returno, o jogo aconteceu no dia 1º de setembro, um mês depois, e, coincidentemente ou não, aniversário de Mogi das Cruzes. O Sendi/Bauru Basket levou a melhor em ambas as ocasiões, mas com desenvolvimentos diferentes. 

No primeiro encontro, a competição havia acabado de começar. Os elencos e atletas ainda se familiarizavam com todas as novidades: técnicos, companheiros de time e sistemas de jogo, por exemplo. Isso ficou claro na péssima atuação da equipe de Mogi, que na ocasião marcou apenas 57 pontos, e sofreu com o desfalque de seu principal jogador, o americano Shamell Stallworth, além do ala Guilherme Deodato, contratado para a disputa da temporada 2018-19. O que se viu no último sábado foi um Mogi completamente diferente, principalmente com relação ao que o time executava dentro de quadra. 

Atuando em casa e buscando a vitória no confronto direto, os mandantes jogaram em função do pivô JP Batista, que venceu o confronto particular contra Lucas Mariano, e terminou como cestinha da partida, com 25 pontos. O que pesou para a equipe de Mogi foi o pífio desempenho dos atletas que vieram do banco de reservas. Estes somaram apenas 3 pontos, contra 16 de Bauru. Os jogadores da segunda unidade combinaram para 1-8 nos arremessos de quadra, sendo a única cesta convertida do perímetro pelo ala Guilherme Filipin. 

Larry Taylor, o cara da partida! (Foto: Victor Lira/Sendi Bauru Basket)

Pelo lado bauruense, a distribuição e o volume de jogo foram bem distribuídos, o que resultou em três jogadores do quinteto titular passando dos 10 pontos. Por opção do técnico Demétrius Ferracciú, Lucas Mariano deu lugar para Marcão no quinteto titular. Apesar da mudança, Lucão veio do banco de reservas e também conseguiu deixar suas marcas no jogo, totalizando 10 pontos e 4 rebotes. 

O desequilíbrio da partida veio através das mãos de Larry Taylor. O americano naturalizado brasileiro estava fazendo seu primeiro retorno à Mogi das Cruzes, após três anos defendendo o time da cidade. Larry totalizou 19 pontos, 8 rebotes, sendo 4 ofensivos, e 3 assistências. Além disso, o armador foi fundamental nos minutos finais, colocando a bola embaixo do braço e assumindo o controle da partida. Nos últimos cinco minutos de jogo, o alienígena anotou 8 pontos, incluindo duas bolas de três, e fez com que os mogianos terminassem a noite de sábado com um gostinho amargo na boca. 

ASPAS

Jefferson William, ala-pivô do Sendi/Bauru, ressaltou a importância da vitória fora de casa: “Mogi era um time que estava em confronto direto com a gente, mas essa vitória nos garante a vantagem na primeira colocação, o que é muito importante, principalmente no Campeonato Paulista.”

DESTAQUES BAURUENSES

Larry Taylor: 19 pontos, 8 rebotes, 3 assistências e 20 de eficiência

Enzo Ruiz: 14 pontos e 5 rebotes

Gustavo Basílio: 11 pontos, 3 rebotes e 3 roubadas de bola

PRÓXIMO CONFRONTO

O Bauru volta a atuar em casa nesta próxima quarta-feira (05/09), depois de dois jogos disputados como visitante. A equipe recebe a Liga Sorocabana, às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão. O time de Sorocaba atualmente ocupa a oitava colocação no campeonato, com apenas três vitórias em oito jogos disputados.