Bauru não teve chances no primeiro jogo, e agora precisa vencer o segundo duelo. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

O Bauru Basket iniciou nesta quinta-feira (27/09) sua etapa final na caminhada pelo título do Campeonato Paulista de 2018. Jogando contra Franca, as equipes protagonizaram o primeiro jogo da fase semifinal da competição, e o que se viu foi um total domínio francano. Diante da sua torcida, os mandantes mantiveram o pé no acelerador e venceram pelo sonoro placar de 107×83. Bauru, por sua vez, tem a obrigação de vencer o Jogo 2 no Ginásio Panela de Pressão, que será disputado no próximo sábado (29), para forçar o terceiro e decisivo jogo. 

A equipe bauruense entrou em quadra para um jogo de playoff como se fosse uma partida qualquer de temporada regular. Desatenta, pecando na defesa e sem a intensidade demandada por um jogo desta magnitude. Como consequência, Franca assumiu a liderança com 2min20 pro final do primeiro período e não voltou a olhar pra trás. Para se ter ideia da superioridade, a maior vantagem no placar alcançada por Bauru foi de dois pontos, enquanto do outro lado, Franca chegou a aplicar 89×58, com trinta e um de folga, quando ainda restavam nove minutos para o final da partida.  

Os francanos tiveram aproveitamentos surreais nos arremessos de quadra, totalizando 67% de conversão nos chutes para dois pontos, e 54% nos chutes do perímetro. Ambos os números bastante acima da média, reflexo da péssima atuação de Bauru. Outro aspecto chave na partida foi a agressividade com que Franca atacou os rebotes, liderando no fundamento por 34 a 22. Com tal intensidade após os erros, a equipe da casa totalizou 7 rebotes ofensivos, resultado diretamente em 15 pontos de segunda chance. No intervalo, o ala Gustavo Basílio deu destaque para esse fundamento como um dos ajustes a serem feitos, mas não foi suficiente e Bauru seguiu atrás do placar. 

Enzo Ruiz (16) foi o cestinha bauruense na noite, mas de nada adiantou. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

A superioridade numérica continua se olharmos para as pontuações individuais, na qual os principais pontuadores bauruenses na competição tiveram uma atuação discreta. Larry Taylor e Lucas Mariano, por exemplo, totalizaram apenas 14 pontos. No início da partida, enquanto nada havia sido definido, Jefferson William e Enzo Ruiz comandaram a equipe. Pelo lado de Franca, 5 jogadores passaram dos 13 pontos, com destaque para o cestinha Lucas Cipolini, que anotou 22. Além do pivô, os alas Jimmy, David Jackson e André Góes foram pilares para o triunfo francano. O último saiu do banco de reservas e riscou o último palito de fósforo para incendiar a partida, acertando cinco bolas de três em cinco tentadas. 

Demétrius Ferraccíu, comandante do Sendi/Bauru Basket, afirmou que a maior falha da equipe foi no setor defensivo: “Nossa defesa não encaixou e Franca estava com um aproveitamento muito bom. Os jogadores converteram muitas bolas de três e estavam com um volume intenso de jogo. Nós não conseguimos nos impor e consertar os erros durante a partida, mas não tem nada decidido. Vamos focar no segundo jogo para vencermos em casa e forçarmos o terceiro duelo.”

TUDO OU NADA 

As equipes voltam a se enfrentar já neste próximo sábado (29), para o segundo jogo da série. Com a necessidade da vitrória para forçar a decisão no terceiro jogo, o Bauru Basket jogará diante da sua torcida, no Ginásio Panela de Pressão. A bola sobe às 19h, com transmissão pelo site da Federação Paulista de Basquete.Caso consiga mais uma vitória, Franca garantirá vaga na final, e passará a aguardar a decisão da outra semifinal, que será disputada entre Paulistano e Pinheiros.