Apesar do esforço e da ótima atuação de Enzo Ruiz, a equipe Bauruense foi eliminada em casa. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

A participação do Sendi/Bauru Basket no Campeonato Paulista de 2018 se encerrou neste último sábado (6), após derrota em um jogo decisivo contra o Sesi/Franca. Embalado após uma vitória conquistada na garra na segunda partida, a equipe bauruense entrou em quadra diante de seu torcedor e só a vitória interessava a ambos os times. No entanto, Franca foi superior ao longo dos 40 minutos, venceu o Jogo 3 por 78×65 e novamente está na final do Paulista. O Bauru Basket agora foca na sequência da temporada, com o início da décima primeira edição do campeonato nacional, o NBB, já no próximo sábado (13). 

O anteceder da partida decisiva foi marcado por muita tensão por parte de todos que estavam envolvidos com o jogo. Devido ao equilíbrio e a grandeza dos dois times, era impossível fazer qualquer tipo de previsão para o duelo que iria decidir o segundo finalista do campeonato. A equipe de Franca dominou o primeiro confronto, não deu chance para os bauruenses, e venceu no Pedrocão por 107×83. No reencontro, Bauru contou com o apoio da torcida e venceu na superação, por 80×74, forçando a partida decisiva. O Jogo 3 estava em aberto, e restavam apenas 40 minutos para então a série receber um ponto final.

Bauru começou a partida de maneira intensa, abrindo 4×0 no placar e neutralizando as ações da equipe francana. Os visitantes só vieram a se achar após um pedido do tempo do técnico Helinho, que colocou ordem na casa. Como de costume, a dupla David Jackson e Lucas Cipolini liderou o time no período inicial, e após os primeiros dez minutos, Franca já administrava uma liderança de 10 pontos, vencendo por 25×15. 

O segundo quarto marcou o início da partida de recuperação que Bauru teria de fazer para conquistar sua vaga na final. Com dificuldade para criar bons arremessos devido à forte defesa imposta por Franca, os mandantes abusaram da individualidade para se manter vivo na partida. Foi aí que brilhou a estrela do argentino Enzo Ruiz, disparado o cestinha bauruense na noite, com 26 pontos. O ala teve ótimo aproveitamento nos chutes do perímetro, convertendo 5 dos 7 que tentou, e durante muito tempo foi o responsável por dar esperanças para o torcedor bauruense. Combinando isso com a energia extra trazida pelos jogadores do banco, como Samuel e Cauê, Bauru encostou no placar, empatando em 33×33 à um minuto e meio do intervalo. Pra fechar o segundo período, Franca conseguiu levar vantagem nos rebotes, e fez quatro pontos seguidos de segunda chance, com Cipolini e Jimmy. No intervalo, os visitantes foram para o vestiário vencendo por 37×33.

Larry Taylor, um dos destaques de Bauru na competição, somou apenas 8 pontos no Jogo 3. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Na volta do intervalo, a primeira metade do terceiro quarto permaneceu equilibrada, com ambos os times trocando cestas e sem conseguir impor um placar elástico. Porém, como já tínhamos visto nos dois primeiros períodos, foi Franca quem novamente fechou melhor o quarto. Nos últimos seis minutos da terceira etapa, os visitantes voltaram a dominar a partida e fecharam a parcial com uma liderança de 11 pontos, totalizando 61×50 no marcador.

No início do quarto período, um arremesso de três convertido por André Góes fez com que Franca abrisse sua maior vantagem no jogo, que passou a ser de 14 pontos. Naquele momento, Bauru se encontrava em uma situação delicada, na qual o adversário havia assumido o controle da partida, além do relógio que passou a ser um fator. Ao longo do quarto, os visitantes buscaram administrar a liderança, mas Bauru não desistiu. Restando pouco mais de quatro minutos para o final, os mandantes haviam encostado novamente no placar, perdendo apenas por 6 pontos. No entanto, imediatamente após um tempo técnico de Helinho, Franca voltou a se achar na partida, e executou ótimos ataques para neutralizar o ímpeto bauruense. André Góes, novamente, e David Jackson, trataram de converter duas bolas do perímetro em sequência, que serviram pra catapultar a liderança de volta para 12 pontos. Com apenas três minutos para o final, Bauru não tinha mais alternativa, e viu o adversário conquistar sua vaga na Panela. 

ASPAS

Ao final dos 40 minutos, Demétrius Ferracciú foi um dos poucos a conversar com a imprensa. O comandante bauruense analisou a atuação de sua equipe: “Não fomos bem no contra-ataque, nos nossos rebotes e Franca soube se beneficiar disso. Infelizmente ficamos de fora dessa decisão, mas temos que ter a cabeça no lugar, focar nas próximas competições. Já temos a estreia do NBB no sábado e vamos consertar os erros que tivemos hoje e evoluir para os futuros jogos.”

VIDA QUE SEGUE

A decisão do Campeonato Paulista de 2018 será uma reedição da final de 2017, na qual o Paulistano venceu Franca na série melhor de cinco. A vitória que garantiu o título veio no quinto jogo, em pleno Pedrocão. No clima de revanche, os francanos já recebem o Jogo 1 da decisão de 2018 nesta segunda-feira (8), às 20:10h. 

Bauru, por sua vez, terá uma semana de treinamentos até o início do NBB 11. Na sequência, o time viaja para São Paulo, onde enfrenta o Pinheiros, no próximo sábado (13). A partida marcará o início da jornada bauruense na décima primeira edição do Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato que a equipe conquistou em 2017.