Filme retrata a censura e a troca de interesse de jornais norte-americanos com o governo. Foto: Reprodução / Divulgação

 

Gabrielle Aguiar / Círculo

Em um ano de eleições em que cada indivíduo deve procurar entender as propostas de seus candidatos da melhor forma possível, é sempre importante se atentar em alguns comentários que lembram situações que poderiam acontecer novamente. A censura no Brasil se deu início durante o governo ditatorial de Getúlio Vargas (1937-1946), em que os jornais, revistas, rádios e até músicas só podiam ser veiculadas ao público com a aprovação do governo através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda)

Além disso, a liberdade de imprensa se faz necessária no cenário atual de fake news em que as pessoas cada vez mais tem menos acesso a verdadeira e completa informação. 

THE POST – A GUERRA SECRETA (2015)

The Washington Post é um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores com o intuito de se capitalizar. Ao saber da notícia de que o The New York Times, o jornal concorrente, lança várias matérias denunciando que o governo norte-americano mentiu sobre a situação da Guerra do Vietnã, Ben Bradlee (Tom Hanks) acredita que essa é a oportunidade do The Post crescer como veículo de comunicação e atingir um patamar jornalístico mais alto.

Com documentos sigilosos do Pentágono em mãos, Bradlee precisa convencer Katherine Graham (Meryl Streep), dona do jornal, a publicar essas provas como forma de defender a liberdade de imprensa enquanto enfrentam um processo judicial com o presidente Richard Nixon, com base na Lei de Espionagem.

Confira o trailer: