Grupo teatral bauruense celebra a mudança de estação com evento que une meditação, teatro e música no principal cartão postal de Bauru. O evento é gratuito

 

Texto: Divulgação/Núcleo Solar de Teatro

 

Bauru, 25 de setembro de 2018 – No próximo sábado, 29/9, a partir das 20 horas, o Solar Núcleo de Teatro promove no anfiteatro Parque Vitória Régia, um dos mais tradicionais cartões postais de Bauru, o Festival da Primavera. O intuito do evento é ser uma celebração ao início da estação das flores e pelo aniversário de um ano de montagem de “Tistou”, a última produção teatral do Solar Núcleo de Teatro.

O Festival da Primavera, além da apresentação de “Tistou”, ainda contará outras atrações. O Espaço Gaia irá promover sessão de meditação e o grupo Batuque das Maria encerra a noite com um repertório que resgata a tradição feminina do coco.

Um dos preceitos do Solar Núcleo de Teatro é propor novas abordagens para a ação cênica. Por isso, os trabalhos do grupo não são denominados como espetáculos; mas, sim como encontros cênicos. Dentro dessa proposta, palco e plateia se unem para na construção de uma experiência cênica e sensorial coletiva. Por isso, toda a programação do Festival foi elaborada pensando em amplificar a experiência cênica proposta por “Tistou”.

Sobre “Tistou”

A adaptação do livro “O menino do dedo verde”, do francês Maurice Druon, é um projeto antigo do ator, diretor, professor e coordenador do Núcleo Solar de Teatro, Élio Andreotti Evaristo. Há 18 anos, ele trabalhou na primeira versão do texto. Em 2017, junto com Rafael Maia – que também dirige a encenação, além de ser responsável pela concepção cênica – Élio ele retomou os trabalhos no texto, que ganhou novas abordagens e gerou o trabalho cênico “Tistou”, que foi apresentada ao público pela primeira vez em setembro de 2017.

“Tistou” retrata uma sociedade disfuncional onde miséria e opulência convivem mediados pelo poder. Em meio à cidade bélica de Mirapólvora, nasce uma criança, Tistou, filho dos donos da cidade, sofre por não ser uma criança igual as outras. Porém, descobre ter um incrível talento que pode transformar a realidade da cidade, mas também pode colocá-lo em risco, já que seus pais são proprietários da fábrica de canhões.

Em uma atmosfera que narra situações de opressão e desigualdade social, o Núcleo Solar preocupou-se em sublimar as tensões com beleza estética sem perder o compromisso com a mensagem. Transformando a obra francesa com toques de brasilidade e colorindo com jovialidade uma narrativa cinza de pólvora, para um diálogo mais próximo da realidade do público. Além disso, com mais esse trabalho o grupo volta a abordar a normose – a patologia que faz com que situações sociais nocivas sejam compreendidas como normais e, por isso, aceitas – e a prática de meditação e mantras que ajudam a construir o interior do ator. Tistou promete encantar o público em seu encontro cênico. Além de contar uma história de caráter tão atual, a preocupação do grupo é que o público se sinta parte da apresentação, promovendo uma reflexão mais profunda sobre os temas abordados.

Sobre o Solar Núcleo de Teatro

Desde 2006, o grupo desenvolve uma série de ações cênicas que discute as diferentes formas de ‘normose’, ou ‘a doença da normalidade’. Os trabalhos foram desenvolvidos dentro do curso oferecido gratuitamente pela Divisão de Ensino às Artes (DEA), da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru.

“O trabalho sempre é desenvolvido tendo alguns textos como referências que, depois estudados e discutidos, são a base do encontro cênico”, explica Elio. “Em 2006, ao ler Pierre Weil, Roberto Crema e Jean Yves-loloup, percebi o potencial que o assunto propunha e resolvi mantê-lo como peça central para outros temas”.

 De lá para cá, o grupo montou “K” (2007), inspirado no livro “O processo” de Franz Kafta; “Deux ex mAchina” (2008), sobre a obra “A peste” de Albert Camus; “Réquiem, em estudo de incômodos” (2009), uma reflexão sobre a família e depressão tendo como ponto de partida os textos de Nelson Rodrigues, Henrik Ibsen, Harold Pinter, Frederico Garcia Lorca, Jorge Amado e Eugéne Ionesco; e “On the beats” (2010), um estudo da literatura beatink por meio das obras de Willian Burroughs, Allen Ginsberg e Jack Kerouc.  “A partir de 2011, com um farto material de estudo – que incluiu textos de Deepak Chopra, Prabhat Ranjan Sarkar e Susan Andrews – iniciamos o projeto “Lótus”, com os encontros cênicos que tiveram como títulos “Os elementos”, “Os reinos”, “O homem”, “Entremundos”, “A sombra” e, agora, em 2016, “A busca””, finaliza Elio.

Em 2017, com os novos integrantes do curso oferecido pela DEA, Élio e Rafael Maia, iniciam a produção de “Tistou”. Após apresentações do Teatro Municipal de Bauru e na 17ª Mostra de Teatro Paulo Neves, em janeiro de 2018, o grupo deu início ao processo de formalização de um núcleo de teatro. Com essa mudança, o Solar teve a oportunidade de integrar a programação do XIV Encena, mostra de teatro de Jacarezinho (PR). Hoje, embora ainda conte com o apoio da infraestrutura da DEA, o grupo segue como um grupo de teatro independente. Com isso, todas as suas atividades – artísticas, jurídicas e financeiras – são geridas pelo grupo.

 

Serviço: Tistou

Data: 29/9/18, às 20 horas

Local: Anfiteatro do parque Vitória Régia, Bauru

Entrada Gratuita

Classificação: 12 anos

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Divisão de Ensino às Artes (DEA), Espaço Gaia, Casa Cultura de Celina Neves, Onka Som, Imagem e Iluminação e Bianca Brito.

Capacidade de público: 100 pessoas

 

 

Ficha técnica de “Tistou”

Encenação – Rafael Maia e Elio andreotti

Adaptação do texto – Ana Evaristo, Elio Andreotti, Rafael Maia e Gabriel Duarte

Identidade Visual – Ana Lidia Aquino

Iluminação – Renato Crisóstomo

Técnico de Som – Renato Crisóstomo

Operador de Luz e Som –  Renato Crisóstomo

Concepção Visual, Figurinos e Cenografia – Rafael Maia

Adereços – Alessa Navarro, Edna Godinho e Rafael Maia

Sonoplastia – Elio Andreotti, Rafael Maia e Ana Lidia Aquino

Filmagem do espetáculo – Guia Filmes

Produção, Comunicação e Imprensa – Rafael Maia, Giovanna Viscelli, Ulisses Oliveira, Gabriel Duarte e Thais Ferreira

Fotos de Divulgação – Atila Lacerda

Fotografia –  Bianca Brito

Cobertura nas redes Sociais – Cinco Estações

Camareiros – Dara Leonel, Gabriel Tomassini, Maria Clara e Joseane Turato

Cerimonialista – Ana Cristina – Espaço Gaia

Grupo Convidado – Batuque das Marias (Grupo de Coco)

 

Elenco:

Tistou – Ana Evaristo

Pônei Ginástico – Luiza Martha

Arauto –  Rafael Maia

Madame Mére – Gislene Gaion

Senhor Pére – Elio Andreotti

Jardineiro – Roger Lima

Doutor Mauxdivers – Ulisses Oliveira

Mulher Doente – Monica Maria Salles

Trounadisse – Rafael Maia

Professor Quatro Olhos – André Leonel

Botânico – Ulisses Oliveira

Journalisme – Raffa Rocha

Flora – Alessa Navarro

Sol – Gabriel Duarte

 

Coro de Flores:

Giovanna Viscelli, Wagner Benjamim, Mayara Lopes, Thais Ferreira, Julie Siqueira, Edna Godinho, Caio Oliveira

 

Coro de Mirapolvorenses:

Matheus Pereira, Matheus  Souto, Patrick Garcia, Ana Carolina, Thalles Checheto, Rafael Rene

 

Coro de Magos:

Ana Lidia Aquino, Silvia Souto, Lizze Ferrer e Lara Grossi

Grupo Convidado – Batuque de Marias:

Fernanda Rodrigues

Larissa Zulian

Mirela Bosco

Ana Paula Onório

Fernanda Garcia

Milla Silvestre

Thaiane Lemos

Hendy Monteiro

Duração: 100 min

 

 

Edição e colaboração: Bianca Paulline e Thaís Ferreira