Laerte Coutinho em entrevista para a revista Claudia. Foto: Filipe Redondo / CLAUDIA

 

Amanda Medeiros / Círculo

‘Laerte-se’ é o primeiro documentário brasileiro Original Netflix que narra a história de Laerte Coutinho, um dos cartunistas mais geniais do Brasil que depois de quase 60 anos, três filhos e três casamentos, apresentou-se como mulher.

Reprodução / Divulgação

 

Com passagens pelos jornais Estado de São Paulo e Folha de São Paulo e colaboração em alguns roteiros de novelas da Rede Globo, Laerte também é chargista e utiliza-se de seus personagens para exibir sua visão sobre o mundo.  Entre eles, ‘Muriel/Hugo’ é um personagem crossdresser que brinca com os padrões de gênero, alternando entre masculino e feminino (Hugo e Muriel, respectivamente) porém ainda se autoafirmando como homem. O enredo das tirinhas em que aparece narram o dia a dia da população trans no Brasil, criticando a transfobia (aversão à travestis, transgêneros e transexuais) a forma binária em que a cultura brasileira moderna trata a questão de gênero e sexualidade e, ainda, retrata também a vida sexual transexuais, sempre de forma humorística.

Reprodução / Divulgação

 

O filme não-ficcional acompanha a investigação de Laerte sobre o mundo feminino na intimidade do cotidiano. O fato de Eliane Brum aparecer no longa mostra a naturalidade e proximidade com o tema. Além disso, o enredo também foca em questões pessoais da vida de Laerte, desde a morte de seu filho até seu posicionamento político.

O detalhismo ao retratar os fatos também é um diferencial do documentário, uma vez que elementos não-textuais são utilizados de maneira inteligente e necessária para a compreensão completa da narrativa.

Reprodução / Divulgação

 

A decisão de não mudar de sexo e continuar com o corpo que nasceu, mostra uma Laerte que liberta-se dos padrões culturais impostos para ser considerada travesti e corajosa desde o momento que aceitou participar do documentário.

 

FICHA TÉCNICA

Laerte-se

Data de lançamento: 19 de maio de 2017

Duração: 1h40min

Classificação Indicativa: 16 anos

Roteiro: Raphael Scire, Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum, com colaboração de Nani Garcia

Direção: Lygia Barbosa da Silva e Eliane Brum

Elenco: Laerte Coutinho

Gênero: documentário

Nacionalidade: Brasil

Créditos: Adoro Cinema e site Desacontecimentos de Eliane Brum

 

Assista o trailer do documentário: