“Magic” Fúlvio se recuperou de uma estreia discreta diante do Corinthians. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

O duelo entre  Bauru e Paulistano, disputado nesta última sexta-feira (21/09), definiu a primeira colocação da fase regular do Campeonato Paulista de Basquete de 2018. Jogando fora de casa, a equipe da capital paulista contou com uma noite inspirada da sua dupla de armadores para derrubar o Bauru, por 93×80, e garantir o topo da tabela. Com a derrota, a equipe bauruense fechou a fase de classificação na segunda posição, e também terá o luxo de avançar diretamente às semifinais. Os dois times, líder e vice-líder do campeonato, agora esperam a definição de seus adversários para o início dos playoffs, com o merecimento de uma semana de descanso durante a fase de quartas de final.

Bauru entrou em quadra na última noite vindo de duas derrotas seguidas, contra Pinheiros e Corinthians, e buscava uma vitória para renovar o ânimo para o início dos playoffs. Diante da sua torcida, o objetivo era fazer uma boa atuação e preparar terreno para a fase mais importante da competição. Mas, do outro lado, o que se viu foi a garotada do Paulistano faminta para colocar a bola dentro da cesta. A dupla de armação, formada pelos garotos Yago Mateus e Georginho de Paula, combinou para incríveis 57 dos 93 pontos anotados pelo Paulistano na partida. Yago, de apenas 19 anos, foi responsável por 34 em apenas, pasmem, 26 minutos de quadra. Georginho, recém chegado de uma passagem pela G-League, a liga de desenvolvimento da NBA, contribuiu com os 23 restantes. 

O técnico Demétrius Ferracciú tentou diversas alternativas defensivas para segurar o ímpeto dos armadores adversários, mas todas sem sucesso. A equipe bauruense alternou entre defesa individual, zona, dobras na marcação, diferentes maneiras de defender o pick and roll, no entanto, nenhuma foi eficaz na tentativa de quebrar o ritmo dos visitantes. 

Duas das últimas três derrotas foram em casa, no Ginásio Panela de Pressão. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Para os bauruenses, o principal ponto negativo da última partida válida pela fase de classificação foi a baixa produção de seus jogadores de garrafão. Por opção do treinador, o pivô Lucas Mariano começou no banco de reservas, e deu lugar à Marcão no quinteto titular, ao lado de Jefferson William. Para completar a rotação de jogo interno, Renato Scholz teve sua minutagem normal na noite. Porém, a pior parte vem agora, ao mencionar os números totalizados por esses jogadores na partida. O quarteto de garrafão combinou para apenas 9 pontos, totalizando míseros 4 arremessos convertidos, em 22 tentados. Destaque negativo para o ala-pivô Jefferson William, que deixou a partida zerado após 22 minutos em quadra. 

Assim como os visitantes, Bauru contou com uma boa atuação de seus armadores, e então o torcedor local conseguiu uma primeira amostra do impacto de Fúlvio dentro dos quarenta minutos. Ao contrário do que foi na sua estréia contra o Corinthians, o veterano recebeu mais minutos de quadra e consequentemente totalizou números mais expressivos, mas também conseguiu organizar melhor o ataque bauruense. Ao lado dele, Larry Taylor também teve uma boa atuação, e passou a ser mais agressivo para pontuar. Enzo Ruiz, no entanto, foi mais uma vez o cestinha de Bauru na partida. Novamente com bom aproveitamento do perímetro, 4 arremessos convertidos em 7 tentados, o argentino somou 23 pontos nos 30 minutos em que ficou em quadra. 

FOLGA MERECIDA

Como mencionado anteriormente, o Bauru conquistou o privilégio de avançar diretamente à fase semifinal, junto com o Paulistano. Ambos os times esperam os confrontos válidos pelas quartas de final da competição, para então conhecerem seus adversários. Bauru enfrentará Franca ou São José, enquanto o Paulistano terá pela frente a equipe do Pinheiros, ou do Mogi. Os playoffs do Campeonato Paulista começarão nesta próxima terça-feira (25/09).