Lucas Mariano, destaque da partida, com 19 pontos anotados. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

Diferente do que foi no primeiro turno da competição, o Bauru Basket venceu com superioridade a equipe Francana neste último domingo (09), no Pedrocão. Com o placar final congelado em 79×65, a equipe bauruense assumiu o controle da liderança na metade do segundo quarto, e não voltou a olhar pra trás. O triunfo marcou a sétima vitória consecutiva do Dragão, que continua na liderança do Campeonato Paulista, restando apenas quatro rodadas para o término da fase de classificação. 

O que se viu na manhã de domingo foi mais um ótimo esforço coletivo do Sendi/Bauru, com diversos jogadores contribuindo para o resultado final. Larry Taylor (15), Jefferson William (11), Gustavo Basílio (11) e Lucas Mariano (19 – cestinha da partida), pontuaram na casa dos dígitos duplos. Além das boas atuações de jogadores do quinteto titular, o armador Cauê Verzola veio do banco de reservas e somou 9 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, totalizando 18 de eficiência, a segunda maior marca da equipe de Bauru. 

Pela equipe de Franca, as ações foram comandadas pelo americano David Jackson (16 pontos e 6 rebotes), e o pivô Lucas Cipolini (17 pontos e 7 rebotes), que juntos foram responsáveis por 33 pontos anotados pela equipe da casa. Na partida de ontem, os dois acabaram totalizando mais pontos do que os outros sete atletas de Franca que atuaram no confronto, e consequentemente contribuíram com 32 pontos. A falta de equilíbrio dentro do próprio elenco irritou o torcedor que compareceu ao Pedrocão, e ao final dos 40 minutos de basquete, a equipe da casa deixou a quadra sob vaias. 

Com ótima atuação coletiva, Bauru dominou o Pedrocão no domingo. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

É importante ressaltar que Franca teve desfalques importantes para o clássico contra Bauru. O pivô Rafael Hettsheimeir, com uma fratura no osso navicular do pé esquerdo, ficará afastado por oito a dez semanas, e só deverá voltar às quadras já com a próxima temporada do NBB em andamento. Os alas Lucas Dias e Marcos Louzada, popularmente conhecido como Didi, estão com a Seleção Brasileira na janela de dois confrontos válidos pelas eliminatórias que garantem vaga para o Campeonato Mundial de Basquete, que será disputado na China, em 2019. 

O técnico bauruense, Demétrius Ferracciú, colocou a defesa como peça chave para a construção da vitória: “Defendemos bem, tiramos o volume dos jogadores que estavam bem no primeiro tempo e isso foi dando confiança para o time. É uma vitória em confronto direto que nos dá uma margem na primeira colocação, mas temos que continuar vencendo e manter o nível das boas atuações.” 

O MÁGICO  PRESTES A ESTREAR

Oficializado como reforço do Dragão no dia 17 de agosto, Fúlvio deve fazer sua estréia pela equipe bauruense no próximo confronto, contra o América de Osasco, fora de casa. A partida ocorrerá nesta quinta-feira (13), às 19h30, com transmissão pelo YouTube da Federação Paulista de Basquete. O armador lidera o ranking histórico de assistências do NBB, com 1.811 passes certeiros distribuídos, e após muitos anos tendo Bauru como seu rival, vestirá o número 32 pela equipe da cidade.