Para Bauru, são três derrotas em quatro jogos no início do NBB 11. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Caio Gasparetto/Círculo

A temporada 2018-19 do Bauru Basket apresentava desafios antes mesmo de ter começado. Com seis contratações para o novo elenco, o objetivo era ser resiliente e permanecer na elite do basquete nacional mesmo com as adversidades. O pilar do time atual, Alex Garcia, além de uma peça chave na rotação, Gabriel Jaú, sequer estrearam na temporada e seguem sem data marcada para retornarem. De início, os resultados vieram e Bauru viveu uma grande fase no Campeonato Paulista, ocupando a ponta da tabela durante a maioria das rodadas. No entanto, o momento atual da equipe é delicado e tem gerado preocupação.

Nas últimas três semanas, o time enfrentou uma maratona de jogos que exigiram bastante no quesito físico, mas também no aspecto emocional. Após a eliminação no Paulista, contra Franca, foi preciso passar a régua e enfrentar o Pinheiros na abertura do NBB 11. A equipe acabou sendo superada na capital, e imediatamente embarcou para a Colômbia, iniciando a caminhada na Liga Sul-Americana de 2018. Uma resposta imediata era necessária na competição internacional, mas a estreia, novamente, foi com derrota. Literalmente no dia seguinte, o grupo conquistou uma vitória crucial contra os conterrâneos do Minas Tênis Clube, e garantiu a classificação ao derrotar o frágil Fastbreak Del Valle, um dia depois. 

De volta ao território nacional e consequentemente ao NBB, na última terça-feira (23) se deu a estreia diante do torcedor bauruense, no Ginásio Panela de Pressão. O adversário era a equipe do Vasco, que passou por uma intertemporada extremamente conturbada, reflexo da crise política que o clube vive há um tempo. Para ilustrar, a principal contratação vascaína, o americano Desmond Holloway, deixou o elenco em meio às incertezas dentro e fora de quadra. A expectativa de vitória por parte dos bauruenses era grande, mas o resultado final foi o contrário do esperado. O Vasco venceu por 90 a 86, com grande atuação do também americano Nick Okorie, que totalizou 19 pontos e 10 assistências. Além da derrota, a partida marcou uma nova lesão para o elenco bauruense, desta vez de Larry Taylor. O armador deixou o jogo no primeiro tempo ao sentir um desconforto no músculo adutor direito, e acrescentou um motivo a mais no delicado momento que a equipe vive. 

Enzo Ruiz é sinônimo de consistência na equipe bauruense. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Foi só na última quinta-feira (25) que saiu a primeira vitória do dragão na competição. Novamente diante de sua torcida, a equipe recebeu o Botafogo no Panela, e desta vez saiu vitorioso: 82 a 63 ao final dos 40 minutos. Com um ótimo aproveitamento nos arremessos do perímetro, de 65%, Bauru matou o jogo ao vencer o terceiro período por 28 a 16, e a partir daí encaminhou o primeiro triunfo no campeonato nacional. A equipe também contou com um belo retorno de Jefferson William, até então suspenso, que foi o cestinha da partida com 19 pontos, 8 rebotes e 4 assistências. 

O compromisso seguinte novamente era desafiador. Receber mais uma vez a equipe do Franca, embalada pelo título do estadual, para um novo capítulo na maior rivalidade do interior Paulista. O clássico foi extremamente disputado e eletrizante, decidido apenas na última bola, mas voltou a terminar com um sabor azedo para os bauruenses. A equipe teve a chance de vencer o jogo no arremesso final, mas assim como foi contra o Pinheiros, não conseguiu executar uma jogada consistente. Franca venceu por 70 a 69, e impôs a terceira derrota de Bauru em quatro jogos disputados no NBB. Na partida, Enzo Ruiz se destacou como melhor jogador do Dragão em quadra, anotando 22 pontos e mantendo sua consistência nos tiros do perímetro. Até o momento, o argentino vem sendo o principal jogador de Bauru na temporada.

PRÓXIMOS PASSOS 

Na sequência do NBB, Bauru viaja para encarar Brasília e Basquete Cearense, respectivamente. No momento, são os dois times com pior campanha no nacional, ambos com quatro derrotas em quatro jogos disputados. As partidas ocorrerão na próxima quarta-feira (31), contra Brasília, e na sexta (02), em Fortaleza. Não existe cenário melhor para um time que busca retomar a estabilidade na temporada.