Os repórteres, Guilherme Mariano e Piero Zanella, do Projeto de Extensão WebRádio USC, em colaboração para o Círculo, entrevistaram, na quinta-feira (dia 25/10), o deputado federal Rodrigo Agostinho, de 40 anos, eleito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com 100.179 votos (0,47% dos votos válidos) .
O deputado falou sobre a importância da cidade e região ter um representante no Congresso Federal. Agostinho destacou que questões como redução da maioridade penal, reforma da previdência e mudanças reforma trabalhista mudam a vida das pessoas e é papel do deputado “É claro que é um voto entre 513 deputados, mas o deputado pode articular e de certa forma ter um convencimento sobre os demais e fazer valer aquele pensamento.”
Como político, Rodrigo Agostinho foi vereador de Bauru por dois mandatos (2001 – 2008) e prefeito da cidade, também por duas vezes. Aos 30 anos, em 2008, , foi eleito com 97.288 votos (54,30% dos votos válidos). Em 2012, foi reeleito para o mandato 2013 – 2016 com 82% dos votos.
Natural de Cafelândia-SP, é advogado e ambientalista. Foi Secretário do Meio Ambiente de Bauru (2005-2008), já tendo representado o país na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, realizada em Joanesburgo, na África do Sul. Agostinho foi foi membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), vice-presidente do Comitê da Bacia Tietê-Batalha, membro da Comissão Executiva do Programa Piloto para a Conservação das Florestas Tropicais dos 7 Países Ricos, além de presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), fundador do Instituto Ambiental Vidágua, do Fórum Pró-Batalha, além de gerente-executivo do programa Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú e consultor na formação de diversas ONG’s ambientais em todo o Brasil. Atualmente, ele é líder da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade(RAPS), uma organização pioneira na política brasileira, fundada em maio de 2012, “cuja missão é contribuir para a melhoria do processo político e da qualidade da democracia no país”.
Esta é a segunda vez que Rodrigo Agostinho concorre ao cargo de deputado federal. Em 2006, ele não conseguiu ser eleito.
Na disputa eleitoral deste ano o deputado trouxe como propostas as seguintes propostas: defesa da região, reforma política, fim do foro privilegiado dos políticos, criação de empregos, defesa do meio ambiente e segurança pública (veja a seguir).
A entrevista ao programa Pauta Política na Webrádio USC foi ao ar no dia 25, às 11h, com reprises às 18h e às 23h. O Projeto de Extensão conta com a coordenação da Prof.ª M.ª Daniela Pereira Bochembuzo e os trabalhos técnicos de Leandro Zacarim. Para ouvir, basta acessar o plug-in da Webrádio USC disponível em www.usc.br/