Larry Taylor, novamente ele, foi fundamental para a vitória bauruense. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

No último sábado (29/09), Sendi/Bauru e Sesi/Franca entraram em quadra para o segundo jogo válido pela semifinal do Campeonato Paulista de Basquete de 2018. Precisando da vitória para forçar o Jogo 3, a equipe de Bauru triunfou por 80×74 e empatou a série em 1-1. A partida decisiva será no próximo sábado (6), novamente no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, às 19h. O time que vencer irá avançar para a grande decisão, e enfrentará o vencedor da série entre Paulistano e Pinheiros, no momento liderada pelo Paulistano. 

Pouco antes da bola subir, foram confirmadas as ausências de Lucas Mariano e Fúlvio, que dificultariam ainda mais a missão bauruense, visto que o time estava com as costas contra a parede. Lucão, o pivô, sentiu o joelho esquerdo após uma enterrada na primeira partida, em Franca, e Fúlvio, responsável pela armação do time, apresentou um desconforto na panturrilha esquerda. Mesmo com as ausências, Bauru elevou o nível de intensidade se comparado ao Jogo 1, contou novamente com o apoio da torcida e conseguiu neutralizar as ações de Franca, resultando na vitória necessária. 

Logo de cara, com uma forte defesa e se impondo sob o adversário, a equipe bauruense começou com 7×0 no placar, forçando um pedido de tempo prematuro pelo técnico Helinho. A mudança de postura ficou clara nos minutos iniciais, nos quais Bauru conseguiu gerar contra ataques em vantagem numérica e passou a ditar o ritmo da partida. Franca só veio a se achar na metade final do quarto, equilibrando as ações e desenvolvendo seu jogo ofensivo. Em resumo, o período inicial foi bastante movimentado e terminou em 18×16 para os mandantes. 

Mão quente do perímetro: Jefferson William comandou a pontuação de Bauru. (Foto: Victor Lira/Bauru Basket)

Devido às ausências dos dois atletas mencionados anteriormente, os jogadores de rotação da equipe bauruense precisavam elevar seus respectivos níveis de atuação, e foi o que se viu com Renato Scholz e Cauê Verzola, por exemplo. Atrelado às ótimas atuações de Larry Taylor, que somou 23 pontos, 6 assistências e 6 rebotes; e Jefferson William, o dono da noite, com uma partida inspirada nos chutes de fora. O ala-pivô foi o cestinha da partida, anotando 29 pontos e apanhando 7 rebotes. Nos arremessos, Jefferson totalizou 11 conversões em 14 tentativas, com destaque para 7-9 nas bolas longas. 

A maior vantagem de Bauru na partida foi construída no final do terceiro quarto, onde a equipe chegou a liderar por 18 pontos após uma linda jogada individual de Larry Taylor, que levantou o torcedor presente no ginásio. No entanto, no início do quarto período, Franca respondeu com seu melhor momento na partida. Através de Lucas Dias e David Jackson, os visitantes cortaram a desvantagem que havia sido de 20 para apenas 5 pontos, e a tensão voltou a tomar conta da Panela. O jogo seguiu extremamente equilibrado até os minutos finais, mas Bauru conseguiu segurar a pequena vantagem no marcador, suficiente para alcançar o objetivo principal da noite: a vitória. 

ASPAS

O destaque da partida, Jefferson William, detalhou sua atuação e comemorou a vitória. “Eu sabia que poderia dar mais em quadra e as bolas não estavam caindo nos últimos jogos. Em um esporte coletivo como o basquete, quando um não funciona, isso pode afetar os companheiros. Então fiquei muito feliz que pude ajudar o time na noite de hoje, e ainda mais feliz que conseguimos empatar a série e forçar o terceiro jogo. Vamos com essa mesma energia para o próximo.”

DECISÃO NO JOGO 3 

Uma coisa é certa: a definição virá no próximo sábado (06/10). As equipes partem para um terceiro e decisivo confronto, valendo a vaga para a final do Campeonato Paulista de 2018. Quem vencer, segue vivo na busca pelo título, e o perdedor passa a focar nas outras competições válidas pela temporada. A bola sobe às 19h, novamente no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru. A partida terá transmissão no site da Federação Paulista de Basquete.