(Lucas Mariano e Rafael Hettsheimeir, ex-Bauru, travaram um duelo no garrafão. Foto: Victor Lira/Sendi Bauru Basket)

Texto: Caio Gasparetto/Círculo

O torcedor bauruense pôde comemorar a vitória no confronto de maior rivalidade do estado, a liderança no Campeonato Paulista e a invencibilidade como mandante. O Sendi/Bauru Basket venceu por 79 a 76 o clássico equilibrado contra o Sesi/Franca, e garantiu o título simbólico do primeiro turno da competição.

Além das 7 vitórias nos primeiros 9 jogos da temporada 2018-19, a equipe de Bauru foi a que mais pontuou ao longo do turno: são 735 tentos anotados à favor, enquanto Franca ocupa a segunda posição na lista dos melhores ataques da competição, com 727 pontos feitos.

 A partida começou com um pequeno susto para os bauruenses que foram ao ginásio Panela de Pressão, pois Gustavo Basílio torceu o tornozelo aos nove segundos de jogo. Mesmo mancando, de início, o ala continuou em quadra e inaugurou o placar para os mandantes com uma bola de três. Após muito equilíbrio, o primeiro quarto terminou empatado em 19 a 19. No segundo período, o Sendi/Bauru venceu a parcial por 27×16, muito por causa da ótima pontaria de Enzo Ruiz nos arremessos do perímetro. O argentino converteu quatro das suas cinco bolas de três da noite no segundo quarto, que foram essenciais na liderança de 46×35 ao final dos primeiros vinte minutos.

Enzo Ruiz (20 pontos) não sentiu a pressão do primeiro clássico contra Franca (fotos: Victor Lira/Sendi Bauru Basket)

Na segunda metade, a equipe Francana apresentou uma forte defesa, pressionando os armadores de Bauru e limitando a produção dos mandantes no lado ofensivo.  O armador Alexey Borges e o pivô Lucas Cipolini trouxeram ótima energia vindo do banco de reservas, e complementaram a boa atuação do ala Lucas Dias, natural de Bauru, que foi o maior pontuador de Franca na noite, com 19. O último período começou com o placar apontando 67×61 em favor dos bauruenses, uma liderança de apenas seis pontos, que não é nem um pouco confortável em um jogo desta magnitude.

Nenhum dos times conseguiu pontuar durante os primeiros dois minutos do último quarto, resultado de ótimos trabalhos defensivos realizados por ambas as partes. A seca foi encerrada com uma bola de três do pivô Lucas Mariano, que foi revelado pelas categorias de base de Franca, mas atualmente está na sua primeira temporada como jogador de Bauru.

Faltando pouco mais de três minutos para o fim da partida, o mesmo Lucas Mariano pregou uma tentativa de bandeja de David Jackson, que estreava pela equipe de Franca, e no contra-ataque, Enzo Ruiz guardou o seu último arremesso do perímetro da noite, que levantou mais uma vez a torcida e fez com que Bauru abrisse 75×71 no marcador.

Franca não desistiu, e Lucas Dias somou mais três pontos que fez com que os visitantes encostassem no placar, 77×76, restando 52 segundos para o fim. David Jackson, o americano estreante, teve a bola do jogo nas mãos, com 13 segundos para o final, mas falhou na tentativa de três que colocaria Franca à frente. Após o erro do rival, Bauru apenas administrou o relógio, aceitou as faltas e converteu os lances livres que sacramentaram a vitória.

“Pé no chão e humildade”

Em entrevista à TV FPB (Federação Paulista de Basquete), o técnico de Bauru, Demétrius Ferracciú, comentou a vitória: “Um jogo típico de duas equipes que investiram para serem campeãs e buscarão isso até o final. É isso o que almejamos desde o minuto em que subiu a bola, principalmente contra um adversário de confronto direto. Sabemos que não é essa vitória que dará o título pra gente, o campeonato se decide lá na frente, e é por isso que temos que manter o pé no chão e a humildade.”

“O campeonato se decide lá na frente, e é por isso que temos que manter o pé no chão e a humildade.” –  Demétrius Ferracciú, técnico de Bauru

Os principais destaques da noite foram Lucas Mariano (20 pontos e 6 rebotes), Enzo Ruiz (20 pontos e 3 rebotes) e Larry Taylor (18 pontos, 8 rebotes e 6 assistências).

Próximo confronto

O Sendi/Bauru Basket abre o segundo turno do Campeonato Paulista amanhã (sexta-feira, 24/08) novamente em casa. O jogo será às 18h30, contra o América de Rio Preto.

 

edição de texto: Vinicius Carrasco/Círculo