Teatro Municipal ‘Adélia Lorenzetti’ de Lençóis Paulista. Foto: Gabriel Cochi / Jornal O Eco

 

Amanda Medeiros e Thaís Ferreira / Círculo

AGENDA CULTURAL SESC BAURU

11/10, 21 horas

Show “Tudo a Seu Tempo”
Acompanhado do baterista Bruno Werner, amigo, produtor e co-idealizador do projeto, o cantor Leandro Léo celebra esse reencontro com o show “Tudo a Seu Tempo”. O repertório traz novas canções e sucessos gravados em parceria com Maria Gadú, em releituras próprias.
Local: Área de convivência/Grátis.

12/10, 10 horas às 12 horas

Mamulengo- oficina

Com instrutores de atividades infantojuvenis do Sesc. 
Este curioso boneco faz parte da cultura popular nordestina, traz uma sátira do cotidiano e alegra apresentações. Sua construção é artesanal e nos transporta para o mundo da criação, diversão e imaginação! 
Local: Espaço de brincar/Grátis, 20 vagas.

12/10, 14 horas às 17 horas

Maquiagem Zumbi

Com Mariana Zani, cofundadora da RZP Filmes, produtora de cinema independente e arte-educadora. 
A oficina pretende apresentar às crianças e aos pais os processos de maquiagem para a caracterização zumbi, por meio da utilização de materiais e técnicas simples que permitam reproduzi-los facilmente.
Local: Praça de convivência/ Grátis, inscrições no local da atividade.

12/10, 16 horas

Show “Barbatuquices” 
Barbatuquices é uma “aula-show” em que o público interage e aprende com os integrantes do grupo Barbatuques, vivenciando brincadeiras musicais e descobrindo seu corpo sonoro por uma lúdica imersão na riqueza do repertório popular brasileiro e das músicas do próprio grupo. Os participantes são convidados e desafiados a explorar a diversidade de timbres do corpo como palmas, estalos e sons produzidos pela boca e pés.
Local: Ginásio/ Grátis, retirada de ingressos uma hora antes.

12, 14 e 15/10, 16:30 horas

A lenda do Bumba-Meu-Boi- Narração de histórias

Com Valdeck de Garanhuns, mestre do Teatro de Mamulengos. 

Com um violão, uma mala cheia de objetos inusitados e na companhia do divertido boneco de ventriloquia Benedito, o mestre Valdeck de Garanhuns conta a história curiosa da gravidez de Catirina, da lenda do bumba-meu-boi. 
Local: Praça de convivência/ Grátis
13/10, 21 horas
Nosferatu- O Vampiro da Noite

Dir. Werner Herzog / França, Alemanha / 1979 / 107 min. 
Jonathan Harker é um agente imobiliário que visita a Transilvânia para fazer um negócio, ignorando o mal presságio de sua esposa Lucy.

Local: Bosque/ Grátis, 80 lugares, retirada de ingressos uma hora antes da sessão.

14/10, 15 horas

Mister Ai – Narração de histórias

Com Cia. Bisclof. 
Pedro adorava brincar com seu smartphone, videogame, tablets e todo tipo de tecnologia. João adorava jogar bola, brincar de inventar brinquedos com sucatas e criar suas próprias brincadeiras. João dizia que aquele “negócio” de tecnologia não estava com nada. Pedro achava os jogos de João meio sem graça. Será que eles vão conseguir se entender?

Local: Área de convivência/ Grátis

15/10, 15 horas

Berenices- Com grupo Morpheus Teatro

Berenice é uma menina curiosa e sensível. Na aventura de crescer e diante da chegada de um irmão, descobre sentimentos, medos, dificuldades e expectativas. Por meio do teatro de animação e máscaras, é contada a saga da pequena em um encontro consigo e com o mundo.
Local: Auditório/ Grátis, 160 lugares, retirada de ingressos uma hora antes da sessão.

15/10, 16 horas

Cantavento- sons e cenas para bebês

Show “Brincantorias”
Cantos de roda, trava línguas, improvisos coletivos para sonhar e brincar junto com as culturas populares do Brasil e de outros cantos do mundo. O Catavento apresenta lendas, mitos, cantigas e danças de diversas manifestações, como moda de viola, samba de lenço, jongo, e convida para um grande festejo onde todos participam, brincam e cantam junto.
Local: Área de convivência/ Grátis

17/10, 19:30 horas

Fogo no mar 
O documentário captura a vida na ilha italiana de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local se tornou linha de frente na crise de imigração da Europa. A ilha virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio que buscam nova vida no continente europeu.

Direto:r Gianfranco Rosi / Itália, França / 2016 / 106 min.

Local: Auditório, 165 lugares, retirada de ingressos uma hora antes da sessão.

18/10, 21 horas

Douglas Germano- Show “Golpe de Vista”
O sambista e compositor Douglas Germano lança seu novo disco, “Golpe de Vista” com composições da última década e instrumentação diminuta: violão, cavaquinho e caixa de fósforos. A música que dá título ao álbum foi indicada ao Grammy Latino em 2016.

Local: Área de convivência/ Grátis

 

AGENDA CULTURAL DE LENÇÓIS PAULISTA 

15/10, 20 horas

Peça Florilégio Musical – Nas Ondas do Rádio
A peça que será realizada no Teatro Municipal da cidade, é uma homenagem aos reis e rainhas do rádio, apresentando repertório de época para relembrar as estrelas do passado. Florilégio II – Nas ondas do rádio, mescla humor e poesia, trazendo composições memoráveis da cultura popular brasileira, de autores como Cartola, Ataulfo Alves, Zé Keti, Dorival Caymmi, Herivelto Martins, Assis Valente, Lupicínio Rodrigues, entre outros. Incluindo, naturalmente, a emblemática canção “Os cantores do Rádio” de Alberto Ribeiro, João de Barro e Lamartine Babo. Com Carlos Moreno (o eterno garoto Bom Bril), Mira Haar e Adriana Fonseca – direção de Elias Andreato e direção musical de Jonatan Harold.
A classificação indicativa é de 14 anos e a entrada é gratuita. Os ingressos devem ser retirados á partir do dia 10 de outubro na Casa da Cultura.

18/10, 18 horas

Cinema Sem Câmera com Gilberto Caserta

 A oficina irá ocorrer na Casa da Cultura, onde os participantes conhecerão um pouco sobre a história da animação e aprenderão a criar brinquedos ópticos como o taumatrópio, o zootrópio e o folioscópio, também conhecido como flipbook ou “cinema de bolso”. Estes brinquedos precedem a invenção do cinema no século XIX e demonstram o princípio básico da ilusão do movimento na animação e no cinema. Existem 20 vagas e a faixa etária exigida é de à partir de 7 anos. As inscrições serão realizadas na Casa da Cultura. Existem algumas necessidades técnicas, como: Mesas amplas, cadeiras, projetor e 40 folhas de sulfite.

Mais informações no link.
                                             

18/10, 19 horas

2ª Mostra Projeto Guri

A mostra será realizada no Espaço Cultural. Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.
Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os mais de 340 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pelos Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social.
A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

19/10, 19:30 horas

Cinema na Cultura – Filme: A História do Rock

A reprodução do filme, que tem classificação indicativa livre, será feita na Casa da Cultura. A entrada é gratuita.

 20/10, 20 horas

Festival Infantil – A Menina e o Urso

O festival será realizado no Teatro Municipal. Os ingressos possuem preço promocional de R$20,00 se comprados até o dia 19/10. R$40,00 é o valor da entrada inteira. Crianças até um ano não pagam.

 

Fonte: SESC BAURU e Diretoria de Cultura/Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista