Famosos não escapam do grave problema de saúde pública 

Mariana Miranda/Círculo

O suicídio é um problema crônico e atinge de forma indistinta a sociedade. No mundo artístico, algumas personalidades também encerraram precocemente suas carreiras de sucesso. Conheça alguns casos:

  • Chester Bennington, vocalista do Linkin Park:

O caso mais recente foi do cantor de 41 anos que foi encontrado morto no dia 20 de julho na sua casa em Los Angeles após se enforcar. Chester sofreu abuso sexual na infância aos 7 anos por um amigo mais velho, além de lutar durante antes contra o álcool.

O grupo destacou na página oficial do YouTube a mobilização dos fãs em um memorial ao redor do mundo:

Um mapa interativo permite visualizar de que parte do globo vieram as manifestações de carinho do público. A banda deve realizar no dia 27 de outubro na Califórnia um show em tributo a vida.

  • Chris Cornell, vocalista do Soundgarden e Audioslave: 

Caso também recente, em maio de 2017, o cantor se enforcou no banheiro de um hotel em Detroit, cidade em que estava para um show que foi realizado poucas horas antes. Chris já foi internado em uma clínica de reabilitação devido ao vício em álcool e também teve depressão.  

Na página oficial de Chris, Toni Cornell, sua filha de 12 anos, postou uma carta em homenagem ao Dia dos Pais:

Papai,

Deixe-me começar dizendo o quanto eu te amo e o quanto você significa para mim. Você é o meu ídolo, alguém que eu sempre admirei. Você sempre estava lá por mim. Você me fazia ir adiante todos os dias, e ainda faz.

Sempre quando eu choro ou sinto que não existe nenhum caminho para eu seguir, escuto a sua voz: “Não fique preocupada, amendoim. Preocupação é desperdício de tempo, eu estou bem”.

Eu sempre guardei o que você dizia no coração. Provavelmente porque tudo que você dizia era muito inteligente.

Toda vez que você voltava para casa após as turnês, você passava todo o seu tempo com a gente. Não importava o quão cansado você estava, quanto tempo você tinha viajado, você estava lá para nós.

Sempre quando ficava doente, você cuidava de mim. Você ficava enrolado comigo, me abraçava, me beijava. Você não se importava em ficar doente. Você ficava acordado a noite toda para ter certeza que a minha febre tinha baixado. E se não baixasse, você me acordava e dava o meu remédio. Eu abria os meus olhos, via você, e me sentia melhor.

Eu tenho tantas lembranças com você, mas uma das minhas favoritas foi no começo desse ano, quando eu estava com insônia e nós assistimos a “Purple rain”. Nós estávamos hospedados num hotel e você veio até o meu quarto quando eu estava tentando achar algum filme para assistir.

“O que você acha de ‘Purple rain’?”, você disse.

Eu sempre confiei no seu julgamento. Eu coloquei e imediatamente me apaixonei! E então a gente chegou na sua canção favorita, “The beautiful ones”.

“Essa música é tão especial que ela não pertence a nenhum gênero. Quando eu tinha meus 20 anos, vi esse filme no cinema e um cara começou a gargalhar no meio dessa cena e da música. Isso me deixou louco”, você me disse.

Eu também me apaixonei por essa música e fiquei escutando repetidamente.

Nossa conexão mais especial sempre foi a arte. Poemas, livros, música, escrita. Nós dois temos um amor incondicional por isso.

Quem agora vai me apresentar filmes como “Purple rain” e músicas como “The beautiful ones”? Eu espero que eu encontre alguém porque você me treinou muito bem.

Eu sei que você ainda está aqui, e o calor que eu sinto por debaixo do frio é você.

VOCÊ É O MELHOR PAI DESSE MUNDO INTEIRO. E eu sei, que se isso não tivesse sido um acidente, você ainda estaria abraçado comigo assistindo a “Purple rain”.

Eu te amo e sinto tanto a sua falta, papai. Você merece o seu próprio dia para ser celebrado porque você é o melhor pai que alguém poderia ter. Feliz Dia dos Pais!

Com amor,

Seu bebê Toni.

  • Kurt Cobain, vocalista do Nirvana:

Cobain atirou com uma espingarda em sua cabeça. O cantor era viciado em drogas e já havia sido internado em uma clínica de reabilitação, além disso, possuía depressão clínica. Em sua carta de despedida, disse que odeia todos os humanos em geral desde os 7 anos.

O diretor de cinema Brett Morgen dirigiu um documentário sobre Kurt em 2015. A Netflix informa que o filme foi indicado a 7 prêmios Emmy:

  • Marilyn Monroe, atriz:

Após ingerir uma grande quantidade de barbitúricos (remédio para tratamento de ansiedade), a atriz sofreu overdose. De acordo com o livro biografia escrito por Anne Plantagenet, Marilyn nunca conheceu o pai e a mãe era instável, sujeita a diferentes psicoses, além de ter um bisavô suicida e uma avó ciclotímica e depressiva.

Em 2016, o canal HBO transmitiu a minissérie A Vida Secreta de Marilyn Monroe:

  • Ian Curtis, vocalista do Joy Division:

O cantor se enforcou na cozinha de sua casa. Curtis sofria de epilepsia e, segundo o livro escrito pela sua esposa Touching from a Distance, já havia tentado suicídio com overdose de remédios para a doença.

O cineasta Corbijn dirigiu o filme Control, em que retrata a vida de Ian: 

  • Champignon, baixista do Charlie Brown Jr e vocalista de A Banca: 

Com uma pistola calibre 380, atirou contra a cabeça. O músico virou vocalista após a morte de seu amigo Chorão. Devido à isso, foi alvo de muitas críticas, era chamado de aproveitador e traíra. Claudia Bossle, sua esposa, afirmou à polícia que um dia antes do suicídio, Champignon teve uma crise de choro.

Dois anos após sua morte, Claudia lançou o clipe de Bright Light, música feita pelo casal no dia em que se conheceram. Maria Amélia, filha de 3 anos, aparece no vídeo: