Nos próximos dias 2 e 30 de outubro, datas programadas para o primeiro e segundo turnos, 144.088.912 eleitores devem votar, em todo o país, para eleger prefeitos e vereadores. Só em Bauru, 263.470 pessoas estão aptas a decidir os rumos do município para os próximos quatro anos. Uma grande responsabilidade que envolve o exercício da cidadania.
A participação política do eleitor e a importância do voto se fazem cada vez mais necessária num cenário marcado por recentes escândalos de corrupção e descrédito nos partidos, instituições políticas e políticos em geral.
Cidadania envolve direitos civis, direitos políticos e direitos sociais é extremamente interessante e importante que, em uma democracia, ela fortaleça a questão dos direitos políticos, que ela que ela estimule o eleitor a votar.”
Bruno Pasquarelli, cientista político
O doutor em ciência política pela Universidade de São Carlos (UFSCAR) e professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, destaca que o processo de democracia e redemocratização do país se fortaleceu na década de 1980 e ele vem se fortalecendo até agora. Para o cientista político, é um processo demorado, mas que vai tornar as instituições fortes, que vai tornar o eleitor extremamente consciente. “Considerando que a cidadania envolve direitos civis, direitos políticos e direitos sociais, é extremamente interessante e importante que em uma democracia ela fortaleça a questão dos direitos políticos, que ela que ela estimule o eleitor a votar, que ela estimule o cidadão a ter consciência da importância dele para o sistema democrático, para legitimação do sistema democrático e para o fortalecimento das instituições em si”, afirma.
SERVIÇO:
A íntegra da entrevista com Bruno Pasquarelli você confere no sábado, dia 1 de outubro, às 13h, com reprise às 19h, aqui no Círculo e pela Webrádio USC.