SELO 2016

Nos próximos dias 2 e 30 de outubro, datas programadas para o primeiro e segundo turnos, 144.088.912 eleitores devem votar, em todo o país, para eleger prefeitos e vereadores.  Só em Bauru, 263.470 pessoas estão aptas a decidir os rumos do município para os próximos quatro anos. Uma grande responsabilidade que envolve o exercício da cidadania.

A participação política do eleitor e a importância do voto se fazem cada vez mais necessária num cenário marcado por recentes escândalos de corrupção e descrédito nos partidos, instituições políticas e políticos em geral.

Cidadania envolve direitos civis, direitos políticos e direitos sociais é extremamente interessante e importante que, em uma democracia, ela fortaleça a questão dos direitos políticos, que ela que ela estimule o eleitor a votar.”

Bruno Pasquarelli, cientista político

O doutor em ciência política pela Universidade de São Carlos  (UFSCAR) e professor da Universidade do Sagrado Coração (USC), Bruno Vicente Lippe Pasquarelli, destaca que o processo de democracia e redemocratização do país se fortaleceu na década de 1980 e ele vem se fortalecendo até agora. Para o cientista político, é um processo demorado, mas que vai tornar as instituições fortes, que vai tornar o eleitor extremamente consciente. “Considerando que a cidadania envolve direitos civis, direitos políticos e direitos sociais, é extremamente interessante e importante que em uma democracia ela fortaleça a questão dos direitos políticos, que ela que ela estimule o eleitor a votar, que ela estimule o cidadão a ter consciência da importância dele para o sistema democrático, para legitimação do sistema democrático e para o fortalecimento das instituições em si”, afirma.

O cientista político Bruno Pasquerelli destaca a importância de se criar consciência no eleitor

O cientista político e professor da USC, Bruno Pasquerelli , destaca a importância de se conscientizar o eleitor para o voto e exercício da cidadania. Imagem: Leandro Pinto/Círculo

SERVIÇO:

A íntegra da entrevista com Bruno Pasquarelli você confere no sábado, dia 1 de outubro, às 13h, com reprise às 19h, aqui no Círculo e pela Webrádio USC.