As comunicações orais reuniram graduandos e pós-graduandos da USC e de outras universidades de Bauru

Alunos ouvintes das apresentações de trabalhos. (Foto:Isabella Lima)

Evelin Nunes e Guilherme Muller

Durante os dias 15 e 16 de abril, estudantes e pesquisadores da Universidade Sagrado Coração (USC) e de outras instuições de ensino de Bauru apresentaram trabalhos na 4ª Jornada Científica de Comunicação Social. Os 61 trabalhos aprovados interligaram diferentes campos do conhecimento às áreas de jornalismo, publicidade, relações públicas  e promoveram debates e reflexões em torno da prática profissional e da pesquisa científica.

A publicitária Natália de Oliveira Conte Delboni que faz mestrado em Comunicação na UNESP, apresentou seu trabalho no evento, ’’ Achei interessante participar da jornada por ter trabalhos direcionados à minha formação. Já apresentei este trabalho em outro congresso de publicidade, mas aqui pude conversar com profissionais da área, o que rendeu um diálogo bastante interessante’’, relata a participante. A mestranda trouxe o trabalho intitulado ‘’ O Nacional e o Americano: A identidade cinematográfica do brasileiro na sétima arte’’, que abordou grandes nomes de filmes brasileiros e destacou a importância dessas produções para o cinema nacional.

O professor dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Lucas Azevedo, mostrou satisfação pelas apresentações vistas, ‘’ Foram exposições bem elaboradas, houve o relacionamento de um trabalho com o outro e o eixo temático foi contemplado em diferentes ângulos ‘’.  Azevedo também destaca que a participação no evento é extremamente proveitosa e essencial para a divulgação dos trabalhos realizados durante a graduação.

O estudante do curso de Publicidade e Propaganda, Felipe Junqueira de Paiva, assistiu a trabalhos de diversos temas, ‘’ Os alunos trouxeram estudos sobre intertextualidade; ressonância da mensagem; semiótica com base na teoria de Pierce; questão do politicamente correto direcionado aos publicitários, para que possam exercer a profissão e o marketing nas mídias sociais ‘‘.  O aluno ainda ressaltou a importância de realizar pesquisas e apresentar trabalhos em eventos científicos.

Além de permitir a interação dos alunos, a jornada também serve para que os estudantes façam exposições de suas produções.