Com a palestra “Profissão Empreendedora”, Caco Barcellos abordou o tema da realidade brasileira e as  experiências de sua carreira aos calouros da Universidade do Sagrado Coração

_M231769

Caco em sua palestra: “Não tenha vergonha de quem você é, toda bagagem conta no mercado.” Foto: Paulo Macarini

Por:Wesley Contiero e Jean Madrid

Caco Barcellos, jornalista da Rede Globo, apresentador do Profissão Repórter, foi o convidado de honra para falar com os calouros da Universidade do Sagrado Coração (USC) durante a tradicional Aula Magna, que ocorreu na noite da última terça-feira (01).

Com a palestra “Profissão Empreendedora”, Caco abordou o tema da realidade brasileira, comentando sobre a desigualdade que nosso país vive, citando a violência e a renda mensal da maioria dos brasileiros.

“Os mais ricos estudam de graça nas universidades públicas”, questionou Caco Barcellos durante a palestra, reforçando a sua ideia sobre a desigualdade social, onde as pessoas com melhores condições financeiras usufruem de benefícios que em tese deveria ser uma oportunidade para pessoas de baixa renda.

Durante a sua palestra, Caco usou bastante a palavra “persistência”, usando como exemplo os jovens que trabalham e estudam, onde segundo ele, são super-heróis.

O jornalista também fez relatos sobre a sua carreira, entre eles, a cobertura das manifestações em 2013. Caco relatou que teve muitas dificuldades para fazer o seu trabalho, sendo até mesmo agredido pelos manifestantes, além de diversas tentativas de linchamento.

Perguntado sobre a reportagem mais tensa e difícil de sua carreira, Caco relatou sobre uma chacina ocorrida há alguns anos, onde inúmeros jovens morreram.

“Foi tenso, pois eu estava lá, vendo de perto tudo o que aconteceu, os corpos dos jovens”, conta Caco Barcellos.

Após a sua palestra, Caco Barcellos respondeu algumas perguntas dos alunos, contando sobre o inicio da sua carreira, quando ainda trabalhava como taxista. Após isso, o jornalista tirou fotos com os alunos.

Professor e alunos comentam palestra de Caco Barcellos

Dandara  Gabriele da Cruz, estudante de história, achou a palestra bem interessante.

“Achei interessante pelo fato dele não ser um profissional formado em jornalismo, ele é um profissional que foi escolhido e traçado pela vida. E é interessante justamente por essa história de vida bonita que ele tem”, comentou Dandara.

Para Enio Simão Filho, estudante de Engenharia Civil, Caco Barcellos foi uma escolha interessante por todo o seu conteúdo.

“Foi muito interessante. O Caco tem muito conteúdo e muita sabedoria, e ele conseguiu transmitir isso para todos nós. Ele é um profissional que está a par de toda a sociedade, e conseguiu passar claramente tudo o que queria nos ensinar”, contou Enio.

O professor de legislação e ética na comunicação, Fábio José de Souza, falou sobre o que mais o interessou na palestra.

“O compromisso do profissional com a sua área de atuação, com responsabilidade e credibilidade. E também com o compromisso contínuo de valorização de tudo que está ao seu alcance, mas que muitas vezes surgem dificuldades, e com o uso da palavra “persistência” acabou esclarecendo muita coisa”, comentou Fábio.