Giselle Hilário, Mayra Ferreira e Vanessa Amaral passam a integrar corpo docente de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade

Da Redação

Três novas professoras passam a integrar o corpo docente dos cursos de Comunicação da USC em 2015. São elas: Giselle Hilário, Mayra Ferreira e Vanessa Amaral. Em comum, elas nutrem a paixão pela Comunicação, cada uma por um viés de pesquisa e atuação no mercado.

Giselle já é conhecida por muitos alunos de Jornalismo. “Figurinha fácil”, como ela mesma diz, já ministrou várias palestras na USC representando o Jornal da Cidade, onde atua como editora-chefe. Mayra também é um rosto familiar para muitos estudantes, pois atualmente trabalha como jornalista da TV Unesp. Já Vanessa tem como foco profissional e de pesquisa os ambientes digitais, criando sites e sistemas para web.

Conheça a seguir um pouco mais sobre as novas professoras.

 

giselle_2_eder_azevedo

Giselle Hilário é editora-chefe do Jornal da Cidade.
Foto: Éder Azevedo/JC

Giselle Castilho Hilário Bonomo

Idade: 49 anos

Formação: Mestre em Comunicação e bacharel em Jornalismo pela Unesp.

 

Círculo: Qual é a sua experiência no mercado?

Giselle: Sou editora-chefe do Jornal da Cidade de Bauru desde novembro de 1997 e também assino como jornalista responsável desde 2005. Esta é a minha segunda experiência no JC, onde fui repórter de 1990 a 1995. Depois, fui contratada como repórter do Jornal Oeste Notícias, de Presidente Prudente, de 1996 a 1997. Nesse mesmo ano, voltei ao JC como repórter e, meses depois, fui promovida a editora-chefe.

Círculo: Você já ministrou aulas?

Giselle: Sim, ministrei a disciplina de Técnica Redaciona lI para o curso de Relações Públicas da Unesp e Técnica Redacional III para o curso de Jornalismo, também na Unesp.

Círculo: Por que você escolheu Comunicação?

Giselle: Porque sempre quis ser jornalista. Mas confesso que, com 16, 17 anos, não sabia muito bem dessas divisões que envolvem as profissões. Sempre morei em cidade pequena – pra não dizer minúscula – e estudei em escola pública. Naquela época, lá pelos idos dos anos 1980, as pessoas lidavam diferente com essa coisa de escolher profissão, do que “querer ser quando crescer”. Sabia que queria ser jornalista – uma coisa que não aparecia na lista da maioria dos pais ou alunos -, mesmo achando que era jornalista aquele que apresentava jornal na TV. Só no terceiro colegial conheci melhor a profissão, estimulada por um professor, que me mostrou a comunicação social e suas subdivisões.

Círculo: Por que escolheu Jornalismo?

Giselle: Sabe quando as pessoas perguntam pra uma criança o que ela vai ser quando crescer? Então, minha resposta sempre era: jornalista. Muitas vezes, as pessoas, especialmente as mais próximas, riam, porque eu não tinha acesso a jornal, não tinha TV em casa… Mas me lembro de brincar de jornalista. Do meu jeito, claro… Quando fiz o colegial, tive um professor de português, o Hideki, que me incentivou muito. Me deu muitos trabalhos sobre o tema, levava jornais pra eu ler, me dava redações extras… Na época do vestibular, passei em Jornalismo e Direito. Optei por seguir minha decisão tomada quando criança. E só na faculdade fui conhecer, de fato, os meandros e as possibilidades do jornalismo.

Círculo: Qual a expectativa em relação a ministrar aulas na USC e nos cursos de Comunicação?

Giselle: As melhores possíveis. É chavão? Pode ser, mas insisto que são as melhores possíveis levando em conta justamente o momento efervescente vivido pelos meios de comunicação. O jornal impresso vai sobreviver diante das mídias digitais? O que vai acontecer com o processo de produção da comunicação? Qualquer pessoa pode “virar” jornalista? Essas são as perguntas que mais tenho ouvido nos últimos anos. Certamente, o momento é bastante oportuno para discutir essas e outras questões dentro da universidade, com alunos e outros professores. Então, a expectativa não podia ser melhor.

Círculo: O que os alunos podem esperar de você?

Giselle: Uma profissional comprometida com o ato de ensinar, de indicar a eles ferramentas que os tornem jornalistas comprometidos com a informação e com os cidadãos. Uma profissional que ajude a torná-los profissionais que não sejam apenas mais um “filho da pauta” dentro da redação, mas jornalistas comprometidos com a verdade, integridade, criatividade, respeito e preocupação ética com as notícias, independente da plataforma de trabalho.

Círculo: O que você espera dos alunos?

Giselle: Comprometimento e abertura ao ato de aprender e apreender conhecimento.

 

Mayra 2

Mayra Ferreira é jornalista na TV Unesp e na USC atuará em Jornalismo e Relações Públicas

Mayra Fernanda Ferreira

Idade: 30 anos

Formação: Bacharel Jornalismo pela Unesp  e Mestre em Comunicação pela Unesp. Atualmente é doutoranda em Comunicação também pela Unesp.

 

Círculo: Quais são as áreas de pesquisa em que você atua e qual é a sua experiência no mercado?

Mayra: Pesquiso os temas Jornalismo em televisão, Comunicação e participação e, desde a graduação, Cultura e mídia infantil. No mercado, atuei como redatora da Editora Alto Astral por um ano e há cinco anos sou jornalista da TV Unesp.

Círculo: Qual foi sua experiência docente?

Mayra: Fui professora voluntária do Cursinho Principia, da Unesp, durante quatro anos e professora substituta da Unesp durante quatro anos e meio, ministrando aulas para Jornalismo, Rádio e TV e Relações Públicas.

Círculo: Por que você optou por Comunicação?

Mayra: Comunicação é uma área apaixonante devido às possibilidades de trocas e construções coletivas de informação e conhecimento.

Círculo: E o Jornalismo?

Mayra: O jornalismo é a grande paixão da minha vida. Penso que, como jornalistas, assumimos um compromisso grande com o público e temos a responsabilidade de nos tornarmos mediadores de informações, além do papel educativo e formativo que temos na sociedade.

Círculo: Qual a expectativa em relação às aulas na USC?

Mayra: Acredito que lecionar Comunicação seja uma tarefa desafiadora e muito recompensadora. Aprender e ensinar teorias e técnicas junto a alunos também apaixonados pela área contribui para a renovação constante de estratégias e competências que não só o mercado de trabalho exige, mas também para a vida enquanto cidadão de direitos e deveres. Sendo assim, ao ingressar na USC, acredito que a expectativa é grande, ao encontrar novos alunos e uma nova metodologia de ensino que nos possibilita maior proximidade e planejamento em conjunto com o corpo docente e com os estudantes. E essa troca é fundamental para um trabalho articulado de qualidade.

Círculo: O que os alunos podem esperar de vocês?

Mayra: Estarei de braços abertos para receber a atenção, a dedicação e o comprometimento dos alunos, assim como aberta a críticas para um processo de ensino-aprendizagem sadio e coletivo.

Círculo: Qual é a sua expectativa em relação aos alunos?

Mayra: Estou ansiosa para ver os olhos brilhando daqueles que amam a profissão assim como eu, para uma relação de proximidade em meio aos estudos, pesquisas e atividades práticas e extensionistas dentro e fora das salas de aula.

 

Formada pela USC, Vanessa Amaral volta como docente de Informática em Comunicação Social

Vanessa Grazielli Bueno do Amaral

Idade: 26 anos

Formação: Técnica em Informática pelo CTI/Unesp. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela USC. Mestre em Comunicação pela Unesp.

 

Círculo: Você conclui seu mestrado no ano passado. Quais temas você pesquisa?

Vanessa: Atuo principalmente com os temas: novas tecnologias, internet, direito à informação, governo eletrônico, democracia digital e portais de serviços eletrônicos de governo.

Círculo: Qual é a sua experiência no mercado?

Vanessa: Trabalho com ambientes digitais há uns 10 anos, especialmente na criação e desenvolvimento de sites e sistemas para web. Tenho uma empresa na área desde 2009.

Círculo: Você é formada pela USC e agora retorna como professora. Qual é a sua expectativa?

Vanessa: É uma honra voltar à USC agora como docente. A expectativa é de que minha experiência profissional e acadêmica possa contribuir para os cursos e, de alguma forma, também para a formação pessoal e profissional dos alunos.

Círculo: Essa sua expectativa está relacionada à sua escolha por Comunicação e pelo curso de Publicidade e Propaganda?

Vanessa: Sim. Vislumbrei, ainda durante a formação técnica, as possibilidades da Comunicação para transmissão de ideias e conhecimento, o que me chamou atenção para o uso da comunicação em ambientes digitais. Na Publicidade, encontrei as ferramentas para estudar e discutir a comunicação em diferentes frentes: organização da informação, imagens, texto, etc., em ambientes informáticos, digitais e em outros ambientes e plataformas.

Círculo: Diante disso, o que os alunos podem esperar de você?

Vanessa: Dedicação, seriedade e respeito, além de apoio e incentivo à pesquisa acadêmica.

 Círculo: E o que você espera dos alunos?

Vanessa: A mesma dedicação, seriedade e respeito, para que possamos realizar juntos um bom trabalho.