Universidade do Sagrado Coração possui 106 grupos inscritos no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil

Vitória Maffei

A Universidade do Sagrado coração (USC) conta, atualmente, com 106 grupos de pesquisa que integram os centros de humanas biológicas e exatas. O cadastro e a visibilidade dos grupos são realizados pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa. Para se inscrever no Diretório é necessário que a instituição esteja cadastrada no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de estar inscrita, o grupo precisa de um professor/pesquisador que possa ser líder, com título de doutor. Após escolhido e registrado, o líder preenche um formulário e o encaminha para o CNPq. O dirigente da instituição de origem visualiza os dados enviados pelos líderes e certifica ou nega o reconhecimento do grupo. Os grupos de pesquisa cadastrados no Diretório permitem maior visibilidade às pesquisas realizadas pela Universidade.

A Prof.ª Dra. Sandra de Oliveira Saes – Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da USC explica quem pode participar dos grupos. “São constituídos por docentes/pesquisadores, discentes dos diferentes níveis (ensino médio, graduação e pós-graduação) e técnicos. O líder e todos os participantes dos grupos deverão ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes e atualizado há menos de 90 dias”, ressalta.

O estudante de graduação que participa dos grupos de pesquisa tem uma oportunidade enriquecedora para sua formação e um diferencial na sua carreira, enfatiza a pró-reitora. Por meio de levantamentos bibliográficos, reuniões e análise dos temas, os estudantes são inseridos de forma prática e participativa no universo da pesquisa científica. “Os grupos de pesquisa possibilitam a formação de uma rede de pesquisadores com objetivos comuns, favorecendo o desenvolvimento acadêmico e científico de todos os envolvidos. Surgem novas abordagens e troca de experiências, fundamentais ao desenvolvimento das pesquisas e fortalecimento da produção científica” finaliza Sandra.

Grupos de Pesquisa:

Grupo: Qualidade de Vida e Desenvolvimento Humano.

Líder: Prof.ª Dr.ª Lucilene Ferreira

O grupo aborda, possibilidades de reflexão sobre o impacto da qualidade de vida e bem estar no desenvolvimento do indivíduo, em situações clínicas e não clínicas, ao longo da vida.

Como participar: aos interessados devem entrar em contato no Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia – Bloco K – Terceiro andar, e agendar um horário com a Prof.ª Dr.ª Lucilene Ferreira.

Grupo: Qualidade de Vida e Instrumentos de Avaliação

Líder: Prof.ª Dr.ª Sandra Fiorelli de Almeida Penteado Simeão

O grupo aborda, a qualidade de vida tem sido incluída como um excelente indicador para avaliação da eficácia, eficiência e impacto de determinados tratamentos para grupos de portadores de agravos diversos, quanto na comparação entre procedimentos para o controle de problemas de saúde, assim como, por meio de sua análise, permite a atuação na promoção e prevenção em saúde.

Como participar: basta manter contato com a pesquisadora líder do grupo e, havendo interesse, iniciar os contatos com os demais membros, participar e auxiliar nas suas pesquisas.

Grupo: Mushrooms

Líder: Prof.ª Dr.ª Meire Cristina Nogueira Andrade

O grupo aborda, temas relacionados à tecnologia de cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais utilizando resíduos agrícolas, florestais e industriais.

Como participar: primeiramente você deve participar da reunião que acontece semanalmente todas as sextas feiras, das 16h30 às 17h30. As reuniões são abertas a todos os interessados.

Grupo: Qualidade de Vida e intervenção em feridas e membros inferiores

Líder: Prof.ª Dr.ª Márcia Aparecida Nuevo Gatti e Prof.ª Dr.ª Sandra Fiorelli Penteado de Almeida Simeão

O grupo aborda o atendimento e acompanhamento de portadores de feridas, mediante protocolo sistematizado, sendo o paciente avaliado por uma equipe multi e interdisciplinar, através de metodologias assistenciais, protocolos e novos produtos, objetivando atender pacientes com feridas arteriais, venosas, neuropáticas e traumáticas, estabelecendo condutas para a cicatrização, orientação e estímulo para mudanças de hábitos que comprometam seu estado de saúde e melhoria da Qualidade de Vida destes indivíduos.

Como participar: basta se inscrever no projeto de extensão e iniciar os contatos com os demais membros, participar e auxiliar nas suas pesquisas.

Serviço:

Para conhecer os grupos de pesquisa existentes na universidade, acesse: http://www.usc.br/grupos-de-pesquisa/