Em conjunto com a Jornada que está em sua 5ª edição, surge a novidade de exposições de trabalhos desenvolvidos na Universidade

Exibindo capa_hotsite-02.png

Mayrilaine Garcia e Nathália Piccoli

A Universidade Sagrado Coração (USC) sediará entre os dias 26, 27 e 28 de março, a V Jornada de Informática junto com a I Mostra Lato Sensu de Projetos Tecnológicos de Computação.

O objetivo do evento é servir de complemento na formação do Cientista e do Engenheiro de Computação, trazendo para todos os participantes  novidades sobre o mercado de trabalho, novas tecnologias e servir também de aprimoramento.

A Mostra Lato Sensu é uma novidade na Jornada, com a ideia de partilhar os trabalhos desenvolvidos na Universidade pelas turmas anteriores dos cursos de pós-graduação em computação. Além deles, serão apresentados trabalhos já concluídos dos estudantes dos cursos de especialização em “Desenvolvimento de Software para Web – DSW”, “Engenharia de Software – ES” e “Governança e Gestão de Tecnologia de Informação – GGTI”.

Como responsáveis do evento, estão o professor Patrick Pedreira Silva e Elaine Cecilia Gatto, coordenadora do curso bacharelado em Engenharia da Computação na Universidade. “A jornada se desenvolveu com o intuito de cobrir assuntos que não temos condições de tratar na matriz curricular. Por isso o objetivo é trazer sempre novidades tecnológicas que estão em ascendência, para discutirmos e aprendermos coisas novas, tanto técnicas quanto conceituais, contribuintes na formação de nossos graduandos”, explica a professora.

O evento conta com quatro convidados que darão palestras técnicas e também de encaminhamento, são eles: Arno Niewerth, empresário na SpumPalah Soluções Domóticas; Fábio Pogi empresário na PaxON; Vinicius Fernandes Caridá, que vem da UFSCar e também Fábio Martins, empresário na Avance Automação. Falarão sobre empreendedorismo na automação, aplicação da inteligência artificial na automação industrial e compartilharão experiências sobre o mercado, oportunidades e dicas de como começar nessa área da automação residencial.

Na quinta-feira, constam na programação quatro minicursos direcionados aos alunos. Um dos apresentadores é Andrew Augusto Fontana, graduando do terceiro ano de Engenharia da Computação que falará sobre Arduíno, uma plataforma de prototipagem. “Meu objetivo é ajudar as pessoas a conhecerem esse equipamento, tanto para os envolvidos nessa área como para simpatizantes que não têm conhecimento aprofundando em eletrônica, mas querem desenvolver projetos desses tipos em suas residências, como por exemplo, ligar uma luz pelo celular”, explica o aluno sobre seu trabalho.

A aluna Maria Augusta Ferazoli, 22, também cursa o terceiro ano de Engenharia da Computação e será uma participante do evento. Ela conta que está desenvolvendo um projeto de robô por isso espera novas experiências e aprendizados diante as exposições e palestras para futuramente também expor seu projeto finalizado em eventos.

No sábado, encerra-se o evento com as apresentações da Mostra Lato Sensu, que inicia às 8h e está com fim previsto para as 17h.

Informações:

O evento é aberto a todo o público com inscrições limitadas decorrentes do número limitado de vagas. Podem ser feitas através do link http://uscphp.usc.br/usc/externo/evento/form/evento_375/?e=375

• Serviço:

Mais informações podem ser obtidas na Coordenadoria Geral de extensão pelos seguintes telefones: Telefone: (14) 2107-7324 / 7398 ou pelo email extensão@usc.br.