Com supervisão da professora Giselle Castilho Hilario Bonomo, alunos do primeiro ano conhecem dia a dia de um jornal

Bruna Pessoa Sampaio e Wesley Contiero

Colaboração: Vinicius Bomfim

Foto: Júlia Martins

Na redação do JC, estudantes conhecem o funcionamento de um jornal impresso Foto: Júlia Martins

Na última sexta-feira, 10, os alunos do primeiro ano de jornalismo da USC tiveram a oportunidade de fazer uma aula diferente, saindo para “as ruas”. Com a supervisão da professora Giselle Castilho Hilario Bonomo, visitaram o Jornal da Cidade e conheceram as instalações de um jornal impresso. A ideia da professora era promover uma maior interação dos alunos com o funcionamento e produção de um jornal impresso, desde a redação até a sua impressão e distribuição.

Giselle Castilho, que também é Editora-Chefe do Jornal da Cidade, falou ao Circulo On sobre a importância, para os alunos do primeiro ano de jornalismo, em vivenciar as atividades do jornal.

“É importante ter o contato com o jornal, porque além de manter o contato com o pessoal de fora, que trabalha com o jornalismo, o aluno tem contato com o processo das empresas. É importante que isso aconteça desde o primeiro ano, que os alunos conheçam o mercado”, comentou.

A professora também ressaltou que o passeio foi proveitoso.

“Acredito que sempre que quando o estudante vai para o mercado e consegue ver na prática o que aprende em na sala de aula, é extremamente proveitoso. É fundamental que isso aconteça com outros veículos também, como site, rádio e etc…”

Questionada se o passeio logo no início do curso a um jornal pode influenciar na escolha de qual veículo os estudantes vão escolher trabalhar, Giselle respondeu: ”Eu acho que sim, pois as pessoas vêm para o curso sem saber realmente o que é o curso. Às vezes fazem o vestibular acreditando que existe apenas a área de apresentação de programa jornalístico televisivo ou apenas em escrever em jornal, não tem noção da amplitude do curso. Quando se tem contato com o mercado de trabalho, é possível vivenciar e conhecer coisas novas, então isso pode influenciar na escolhas de qual carreira seguir, devido a essas visitas”, finalizou.

Foto: Júlia Martins

Os alunos Luciana Lima Constantino e João Victor Ribeiro também deram suas opiniões sobre a visita ao Jornal.

“Gostei muito porque saímos da sala de aula e vimos o processo em si, como é a redação e como funciona a impressão. Não tivemos só teorias em sala de aula”, define Luciana.

A visita à redação e à área em que é feita a diagramação do jornal foi a que João Victor mais gostou, “acho bem interessante essa parte mais gráfica do jornal”, diz ele.

Ambos disseram que a conhecer o JC os incentivaram em trabalhar como jornalistas.

“Entrei na faculdade querendo jornal impresso, ainda mais agora sabendo como é gratificante, depois de ver o jornal pronto e a luta que é para desenvolver a matéria, quero muito viver essa experiência”, afirma Luciana.

“Acho interessante ver como funciona lá dentro. Como jornalista, acho que gostaria de trabalhar na redação, na área gráfica ou fazer trabalho de campo”, conta João.