Em entrevista ao Círculo_ON, Carolina Terra fala sobre sua experiência profissional e o tema da Jornada “Comunicação e mobilidade: vínculos e rupturas”

Bruna Pessoa Sampaio e Wesley Contiero

Carolina7

A palestrante Carolina Frazon Terra na abertura da 4ª Jornada Científica de Comunicação Foto: Heloísa Casonato

Carolina Frazon Terra, palestrante que abriu a 4ª Jornada Científica de Comunicação, na noite de terça-feira (14), no Teatro Veritas, é formada em Relações Públicas, tem mestrado e doutorado em Comunicação pela ECA-USP, com ênfase em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional. Confira a entrevista com a relações públicas e professora Dra. Carolina Terra:

Círculo ON: Como é poder compartilhar suas experiências com os alunos de comunicação da USC?

Carolina Terra: Primeiro que é um prazer e uma honra, eu estudei aqui em Bauru, voltar para cá e é sempre prazeroso. E poder voltar em um momento para trocar ideias e informações eu acho muito bom. Este evento estimula a pesquisa e reflexão, estou honrada em participar.

Círculo ON: O que você esta esperando do evento e pretende passar para os alunos?

Carolina Terra: Estou curiosa com a apresentação da prefeitura de Curitiba porque como se sabe é uma referencia em mídias sócias e estou animada em poder contar um pouco do meu trabalho de relacionamento nos ambientes digitais. Espero bastante interação e também espero aprender também um pouco.

Círculo ON: Em sua opinião qual a importância do tema a ser tratado logo mais em sua palestra, que irá tratar do tema “Comunicação e mobilidade: vínculos e rupturas?

Carolina Terra: Comunicação e mobilidade são temas que estão bastante em alta. Comunicação pela necessidade de transparência e de relacionamento que as organizações têm e mobilidade porque é uma característica que todo o mundo já adotou. São temas de bastante importância para o profissional de comunicação.

Círculo ON: Como foi trabalhar no grupo Nestlé como gerente de mídias sociais? O que você aprendeu com essa experiência?

Carolina Terra: Aprendi muito sobre a indústria alimentícia que é uma indústria muito complexa e trabalhar em uma empresa em que conhecemos quase todas as marcas é um trabalho muito divertido e gostoso. Aprendi não só sobre o mercado, mas aprendi como fazer comunicação para uma grande marca, grandes produtos e como trabalhar com uma verba reduzida também muitas vezes, eu aprendi muito nesse período em que fiquei lá.

Círculo ON: No seu livro, blogs coorporativos, você utilizou o tema modismo ou tendência.  Afinal, eles são um modismo ou uma tendência?

Carolina Terra: Eles já passaram por uma época em que todas as organizações queriam ter um blog. Agora, estão em uma fase em que eles estão sendo usados como repositório de conhecimento, ou estratégia da empresa para aprofundar os conteúdos. Porque se a empresa quiser só transmitir conhecimento ou conteúdos rápidos, ela usa as redes sociais convencionais. Quando ela quer aprofundar um pouco mais o tema, pode usar o seu site ou mesmo o blog coorporativo. Então, hoje depende muito da estratégia da organização, eu não diria nem que é um modismo, e nem uma tendência, mas se tornou mais um veículo de comunicação para as organizações.

Círculo ON: Os blogs estão sendo muitos utilizados atualmente, até mesmo como fonte de renda. Qual a importância desse meio de comunicação e qual o público que ele mais atinge?

Carolina Terra: Tem diversos segmentos de “blogueiros” e tem aqueles que vivem só do blog. Existe “blogueiras” de moda, beleza, bem estar, que conseguem viver do trabalho que elas fazem nesses veículos. E existem outros que complementam a sua renda por meio desse tipo de trabalho. Os blogs são bastantes interessantes quando você é referencia em um determinado conteúdo. Mas é uma ilusão achar que todo mundo vai conseguir viver de um blog, pois tem que atingir um nível de audiência e um nível de relevância muito grande.

Círculo ON: Por que escolheu a comunicação digital como tema dos seus blogs?

Carolina Terra: Eu sempre fui apaixonada por comunicação e tecnologia, desde a época da faculdade, mesmo que na minha época não tinha esse número de redes sociais que tem hoje. De qualquer forma, eu sempre me interessei por intranet e internet, então, esse foi um tema que me seguiu desde a época da graduação e eu fui me apaixonando. Eu tenho um histórico de tecnologia, pois meu pai sempre trabalhou com tecnologia da informação. Tenho computador em casa desde os meus seis anos de idade foi natural o caminho deste tema. E também é um assunto que eu gosto bastante, e graças a Deus está em alta e rende muito para pesquisas e trabalhos.

Saiba mais sobre Carolina Terra:

Atualmente, Carolina Terra atua como consultora de mídias sociais e como professora nos cursos de pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, em Gestão da Comunicação Digital da ECA-USP, de diversos MBAs na FIA (Fundação Instituto de Administração) e da pós-graduação em Comunicação Digital, da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado). Terra é responsável pelos blogs RPalavreando e Relações, ambos com temas relacionado à comunicação digital, Relações Públicas Digitais, Mídias Sociais aplicadas ao universo corporativo. Lançou dois livros, o “Mídias Sociais…e agora?”  e “Blogs Corporativos – modismo ou tendência?”.