release

Projeto de extensão da USC que auxilia as cooperativas de reciclagem de Bauru concluiu trabalhos deste semestre

Mayrilaine Garcia

O projeto RP Comunica, ligado ao Programa Comunicação 3.0 da Universidade do Sagrado Coração (USC), que atende cooperativas de reciclagem de Bauru em ações de comunicação, encerrou as atividades semestrais nesta semana.

Os resultados consistiram nas montagens de press kits, conjuntos de material informativo com linguagem jornalística, que foram entregues às cooperativas e ações educativas. Para realizar a atividade, a turma foi dividida em grupos, com média de quatro integrantes em cada e distribuídos em tarefas de acordo com a habilidade de cada um.

Foram desenvolvidas pesquisas sobre as cooperativas Coopeco e Cotramat, desenvolvimento da comunicação interna e monitoramento das mídias sociais. Além disso, foram realizadas campanhas de reciclagem pelos grupos, para ajudar na divulgação dos trabalhos das cooperativas e, com isso, realizar o fundamento do projeto.

Caroline Rossi, aluna do terceiro ano de Relações Públicas da USC, em conjunto com seu grupo, ficou responsável pelo desenvolvimento da divulgação do trabalho das cooperativas. Para isso os alunos produziram um Press Kit digital, que é uma ferramenta utilizada por empresas para a divulgação de seus serviços.

“O propósito foi montar um material de apresentação das cooperativas para ajudar a divulgar e buscar novos parceiros para os projetos. Basicamente o Press Kit ficou montado com textos institucionais e algumas fotos. O conteúdo dos textos diz respeito de cada cooperativa, questões como quando foi fundada, a importância de cada uma delas, sobre a parceria com a Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru) e com a prefeitura”, explica Caroline.

Além dos materiais serem entregues às cooperativas, os alunos divulgaram as ações nas redes sociais e no site da Universidade, para ampliar o conhecimento da população sobre os trabalhos das cooperativas.

“Ajudamos as cooperativas a transformar sua identidade e essas atividades também ajudam na aproximação da população, servindo como incentivo para que todos participem destes projetos. Para os alunos, a importância de estarem envolvidos em projetos sociais é de grande importância”, complementa a aluna Caroline.

Na visão dos estudantes, cada trabalho necessita de muito empenho e força de vontade dos alunos envolvidos, pois são eles que contribuem no desenvolvimento e na evolução dos projetos de extensão. As atividades foram realizadas sob a coordenação da professora mestra Jéssica de Cássia Rossi.