Estudantes universitários podem aproveitar as férias para fazer o bem

Will Araújo

As férias são um período bastante esperado pelos estudantes. Muitos planejam viagens, passeios, ou aproveitam para descansar da corrida vida de acadêmicos.

Os que moram fora e só ficam na cidade para os estudos planejam a volta pra casa, para poder curtir com a família. Já os que moram na mesma cidade onde estudam querem curtir com a família ou amigos, muitas vezes em locais próprios para o turismo.

Todas essas atividades realmente agradam a maior parte das pessoas, no entanto existe uma grande e excelente oportunidade de fazer o bem, não somente para si, mas principalmente para o próximo, principalmente no final do ano, mês em que muitas famílias e pessoas precisam de ajuda.

Muitas cidades, como a de Bauru, são compostas por bairros considerados de luxo, populares e comunidades carentes, as conhecidas “favelas”, onde geralmente moram pessoas que se encontram em vulnerabilidade social.

Entre elas, crianças, jovens e adultos que precisam de ajuda, de orientação, roupas, brinquedos, além de muitos idosos esperando alguém para bater papo e contar suas histórias de vida.

Para os estudantes universitários, as férias de dezembro são o momento e a hora certa para fazer o bem. No Jardim Nicéia, em Bauru, a reportagem do Círculo On encontrou dois personagens agradáveis, o casal Benedito da Silva, de 79 anos, e Maria das Dores Silva, de 65 anos.

Chegar até onde eles moram não é tarefa das mais fáceis. É preciso superar caminhos de terra, terrenos baldios e um morro. Mesmo assim, há alguns dias, alunas do curso de Psicologia da USC foram até lá realizar uma atividade social.

Entre os moradores, lá estava o casal, que vive no local há mais de 16 anos. Os dois dizem que recebem de braços abertos pessoas que os levam algum tipo de ajuda, seja uma palavra, algum alimento.

Alimento e esperança também são aguardados por crianças e famílias moradoras do Jardim Ivone, em Bauru. Lá, o professor Élvio Gilberto da Silva, do curso de Ciência da Computação da USC, atua em um projeto que distribui brinquedos e alimento, acompanhados de palavras de alento.

O projeto é em parceria com a Pastoral da Família da Paróquia Nossa Senhora das Graças, do Parque Vista Alegre.

Élvio iniciou nessa atividade quando ainda era aluno na Universidade, em 1994, e desde o ano 2000, já como professor, mantém o projeto até hoje.

“Considero o Natal uma data especial e ajudar o próximo é algo que alegra o coração de Deus”, comenta Élvio.

Para contribuir, o e-mail do professor é egsilva@usc.br.