O trabalho de conclusão de curso da estudante de Jornalismo Tamira Ferreira trará locutores mirins

Beatriz Garcia

Crianças são cheias de vida, intensidade e, principalmente, imaginação. Isto é um prato cheio para os produtores de conteúdo infantil. Por que, então, não utilizar desta característica ótima das crianças, que é a imaginação, para o velho e bom rádio falar com elas?

Esta é uma pergunta que a aluna do 4º ano de Jornalismo Tamira Ferreira resolveu responder através, primeiramente, de uma Iniciação Científica (IC) e, agora, utilizando os dados para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Eu queria fazer alguma coisa na graduação que não fossem apenas aulas e os projetos de extensão. Depois de tentar outras atividades, a coordenadora do curso me deu a ideia de fazer esse estudo sobre crianças no rádio em uma Iniciação Científica. Achei a ideia muito interessante, me inscrevi, comecei a pesquisa e decidi utilizá-la como parte do meu TCC”, conta a estudante.

O programa infantil Abelhudo, fruto dessa iniciativa, foi criado para ter conteúdo jornalístico, porém com uma linguagem que as crianças entendessem e de maneira que prendesse a atenção delas. Assim, os locutores mirins Henrique Santos, 8 anos, e Juliana Bochembuzo Zanardi, 9 anos, que são filhos de professores, foram escolhidas pela facilidade que têm em se comunicar.

Outro motivo da escolha envolveu a facilidade em obter a autorização dos responsáveis, já que tudo deve ser documentado para o Conselho de Ética em Pesquisa da USC. Eles foram instruídos e acompanhados pela aluna Tamira e pelo técnico Alex Costa, além das mães.

A ideia de trazer crianças para o estúdio veio a partir do estudo em psicologia infantil feito para a Iniciação Científica, em que concluiu que a criança consegue entender e se comunicar melhor com outra criança.

“A gravação do programa com as crianças foi bem divertida, mas cansativo porque elas tiveram que ler várias vezes para conseguir soar natural. Eu acho muito difícil fazer locução no rádio e não parecer que estou lendo uma lauda, imagina para uma criança, né? Mas meus locutores tiraram de letra o desafio”, garante Tamira.

Tamira Ferreira junto com os locutores mirins Juliana Zanardi e Henrique Santos no Laboratório de Rádio da USC