Com o vídeoarte, Corpo Avulso, estudante de audiovisual ganha notoriedade na área

Por Marina Barrios

 

Um recorte do curta (Foto: Divulgação).

Um recorte do curta (Foto: Divulgação).

“Na correria cotidiana, parecemos viver sozinhos, alheios ao restante do universo que nos cerca. Todos os dias, nos entrelaçamos e esbarramos em outras centenas de vidas. Quem são eles? Quem são essas pessoas tão parecidas comigo e tão diferentes? São todos desconhecidos. Somos sete bilhões de desconhecidos solitários, juntos, em um mesmo ambiente.” –  Corpo Avulso, 2015.

O trecho acima faz parte da sinopse do vídeoarte `Corpo Avulso`, produzido pelo bauruense e estudante de audiovisual na FIB (Faculdades Integradas de Bauru), Evandro Souza, de 23 anos. A ideia para o projeto surgiu a partir de um trabalho integrado de final de semestre, para a disciplina de Edição e Finalização.  “O tema para esse trabalho era corporeidade e a princípio tive muita dificuldade em adequá-lo ao que eu tinha em mente para o projeto.”. Para começar a compor o seu, até então, trabalho do semestre, Evandro buscou referências no filme Melancolia (2011), de Lars Von Trier, e Pina (2011), de Wim Wenders, além de um ensaio fotográfico realizado pela revista Serafina, com a parceria da São Paulo Cia. de Dança. Além dessas referências, o trabalho de edição foi fundamental para a confecção do vídeo, pois a técnica possibilitou a conexão dos movimentos dos bailarinos.

De acordo com Evandro, a essência do vídeo é provocar reflexões sobre a sociedade na qual vivemos, uma vez que estamos sempre rodeados de pessoas mas também nos vemos sozinhos, imersos em nossos próprios pensamentos e conflitos. A fim de despertar esses sentimentos no expectador, o estudante utilizou a dança e música como ferramentas cruciais para seu projeto. “Escolhi a dança pois acredito que ela seja a melhor forma de expressão corporal que existe e procurei deixar os bailarinos à vontade para reproduzirem aquilo que de fato a música estava causando em cada um deles.” O projeto conta com a colaboração dos bailarinos Lidiane Marque, Lucas Bartoletto e Diego Almeida e foi exibido pela primeira vez durante uma edição do Cabaret ScèneSonoro, promovido pelo Espaço Protótipo, em dezembro do ano passado.

 

Evandro Souza, estudante de audiovisual (Foto: Marina Barrios).

Evandro Souza, estudante de audiovisual (Foto: Marina Barrios).

 

Para o estudante, apesar dos desafios ele  afirma que está satisfeito com o resultado e com os frutos que dele vieram. “Fiz esse trabalho visando algo a mais, não só a minha nota do semestre. Assim que pude, inscrevi ele em festivais de vîdeoarte e curtas. Fui selecionado para o festival Move Mundo, realizado em Minas Gerais e agora estou no aguardo de mais alguns resultados de concursos.”. Evandro diz ainda que a experiência tida num projeto como esse é enriquecedora. “Você começa a montar um portfólio a partir dessas atividades realizadas durante a faculdade, é que acabam se tornando oportunidades futuras de mostrar seu trabalho.“