Trabalhos dos cursos de Comunicação da USC são apresentados em evento da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, em Bauru. Foto: ACI/FAAC.

 

Alunos e professores dos cursos de Comunicação da Universidade do Sagrado Coração marcaram presença com a apresentação de trabalhos na XX Jornada Multidisciplinar da  Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Unesp em Bauru, realizada nos últimos dias 2 e 3 de outubro.

Na terça-feira (02/10), a coordenadora do curso de Jornalismo, doutora Mayra Fernanda Ferreira participou com o trabalho “Comunicação Participativa na contemporaneidade: reflexões sobre a práxis  kapluniana” na Sessão de Comunicação – Comunicação e Vieses Teóricos.

À esquerda, a coordenadora do curso de Jornalismo, doutora Mayra Fernanda Ferreira durante Sessão de Comunicação – Comunicação e Vieses Teóricos.. Foto ACI FAAC

 

Também participaram da mesma sessão Carla Negrim, Fernandes de Paiva   e a professora Vanessa Grazielli Bueno do Amaral, doutoranda do Programa de Pós-graduação da Unesp, com o trabalho “Toddy e Nescau: suas cores, suas características e a percepção de seus consumidores”.

Na sessão de Comunicão Comunicação e Vieses Teóricos, a professora Vanessa Amaral apresentou o trabalho “Toddy e Nescau: suas cores, suas características e a percepção de seus consumidores.”, em co-autoria com Carla Negrim Fernandes de Paiva”. Foto: ACI FAAC

O professor do Curso de Jornalismo Vinicius Carrasco e sua orientanda de Iniciação Científica, Amanda Medeiros, apresentaram o trabalho “Uma análise da produção documental jornalística sobdemanda na plataforma de streaming Netflix.

O trabalho de Iniciação Científica da aluna do segundo ano de Jornalismo Amanda Medeiros, intitulado “Uma análise da produção documental jornalística sob demanda na plataforma de streaming Netflix” sob orientação do professor Vinicius Carrasco, foi apresentado na sessão de Comunicação Jornalismo. Foto: Arquivo Pessoal

Os dois também marcaram presença com “Projeto de extensão Círculo_On -relato de experiência de aplicação multimídia” apresentado na sessão Sessão de Comunicação – Expressões da Comunicação” em coautoria com Thaís Ferreira Pereira. No trabalho eles apresentam os resultados e avanços da cobertura multiplataforma do Projeto de Extensão Círculo On, coordenado pelo professor e do qual as alunas foram extensionistas.

 

O trabalho “Projeto de extensão Círculo_On – relato de experiência de aplicação multimídia” levou à Unesp os avanços e resultados do trabalho multiplataforma desenvolvido pelo projeto de extensão desde 2016. Foto Roberta Santos

Carrasco, que é doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp, fez parte da Comissão Organizadora e da equipe de assessoria de imprensa da primeira edição jornada multidisciplinar em 1997, quando fazia o curso de Jornalismo na instituição. Ele também esteve presente nesta vigésima edição como co-autor do trabalho de conclusão de curso de jornalismo “Australian Open 2017 na ESPN: Uma análise da cobertura e das narrativas utilizadas  pelo canal” com Luiz Guilherme Romagnoli, das Faculdades Integradas de Jaú, onde o professor também leciona.

Apresentação do trabalho “Australian Open 2017 na ESPN: Uma análise da cobertura e das narrativas utilizadas pelo canal”, em co-autoria com o egresso do curso de Jornalismo Luiz Guilherme Romagnoli, das Faculdades Integradas de Jaú.

Thaís Ferreira também apresentou seu projeto de Iniciação Científica “A produção jornalística em Bauru pautada pela participação ativa do público”, sob orientação do professor e coordenador do curso de Publicidade e Propaganda Vitor Brumatti,doutorando do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp.

A aluna do segundo ano de Jornalismo Thaís Ferreira e ex-extensionista Círculo apresentou sua iniciação científica “A produção jornalística em Bauru pautada pela participação ativa do público”, sob orientação do professor Vitor Brumatti, na sessão de Comunicação Jornalismo. Foto: Vinicius Carrasco / Círculo

A professora do Curso de Jornalismo da USC e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Unesp Erica Franzon coordenou a Sessão de Comunicação – Comunicação e Sociedade na terça-feira. Em sua página do Facebook, ela comentou a experiência. ” Hoje tive a oportunidade de coordenar um GT na jornada de Comunicação da Unesp. Fiquei muito feliz em ver os temas relevantes dos trabalhos apresentados. Parabéns para essa galera que está fazendo pesquisa de qualidade. Também tive a oportunidade de falar um pouco sobre minha pesquisa de doutorado que trata da representação de refugiados na fotografia jornalística”.  Na ocasião, a professora apresentou o trabalho “Afetos compartilhados: a fotografia de crianças refugiadas como experiência estética e poética”.

A professora Erica Franzon coordenou uma Sessão de Comunicação na Jornada e apresentou trabalhos individual e em co-autoria com alunos da USC. Foto: Reprodução/Redes Sociais

A professora do curso de Jornalismo Erica Franzon coordenou uma Sessão de Comunicação na Jornada e apresentou trabalhos individual e em co-autoria com alunos da USC. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na quarta-feira, dois trabalhos orientados pela professora Erica também foram apresentados na Jornada. Um deles em co-autoria com a aluna do terceiro ano de Jornalismo, Mayla Fernandes Rodrigues, intitulado “Um estudo sobre a mulher como fonte de informação na mídia em Bauru”, na Sessão de Comunicação – Comunicação e Gênero. Em co-autoria com o aluno Marcos Vinicius Mazutti Gimenes, também do terceiro ano de Jornalismo da USC, foi apresentado o trabalho “A comunicação e o sentir apresentados na análise da retratação do sofrimento em “Os Sertões” e “Holocausto Brasileiro”, na sessão Comunicação e Saberes.

A aluna Gabriela Frederice, do Curso de Publicidade e Propaganda, também marcou presença com seu trabalho de Iniciação Científica intitulado “O uso do Facebook e Instagram por uma organização filantrópica: um estudo buscando formas de engajamento na página do Rotaract Club de Pederneiras, está em fase inicial de desenvolvimento, com previsão de término para julho de 2019, sob orientação do professor Vitor Brumatti.

Grabriela Frederice, do curso de PP, apresentou o trabalho de iniciação científica “O uso do Facebook e Instagram por uma organização filantrópica: Um estudo buscando formas de engajamento na página e no perfil do Rotaract Club de Pederneiras”. Foto Reprodução PP_USC/ Redes Sociais

 

Sobre a Jornada 

A Jornada Multidisciplinar nasceu em 1997 com o tema “Comunicação e Ilusão” e, desde então, ocorreu anualmente, com uma única exceção, chegando agora a sua vigésima edição. Hoje, amadurecida, propõe repensar a relação entre a comunicação e a ilusão, refletindo sobre antigas e possíveis novas (des)ilusões. Por já ter um tempo de vivência, a Jornada conhece uma história que contempla ilusões perdidas. São (des)ilusões históricas, sociais, linguísticas, econômicas, jurídicas, psíquicas. Ilusões, enfim. Des-ilusões. Pode-se rememorar que a Jornada, assim como os jovens que hoje estudam em nossa universidade, é contemporânea ao desenvolvimento da chamada era digital, que quebrou fronteiras e, simultaneamente, criou outras, a exemplo das redes-bolhas sociais.

Sem poder desconsiderar essa questão, a Jornada, neste ano, ponderou também a questão dos afetos e desafetos em nossa sociedade, das opiniões contundentes, por vezes vazias, capazes de incitar a violência. Assim, convidou os pesquisadores a refletirem academicamente sobre esses “sentimentos” – ilusões, desilusões, afetos, desafetos e suas mais variadas formas de expressão – como compõem os discursos, as memórias, as imagens sociais com contribuições que dialogassem com os diversos campos das ciências humanas ou sociais aplicadas, evocando o tema direta ou indiretamente, bem como abordagens de temas livres.

Os participantes foram ainda instigados a observarem os parênteses que compõem as palavras do tema. Se são (des)ilusões, não são necessariamente ilusões ou desilusões. Se são (des)afetos, não são necessariamente afetos ou desafetos. A proposta foi pensar os matizes entre o pessimismo (que pode impactar a ação) e o otimismo (quando esperanças diversas foram desconstruídas, em especial nos últimos vinte anos).