O jornalista Álvaro Borba, social mídia da Prefeitura Municipal de Curitiba, mostrou maneiras de como lidar com as tendências e interações na comunicação digital 

Mayrilaine Garcia e Nathália Piccoli

O jornalista e social  mídia Álvaro Borba trouxe, para a 4ª Jornada Científica de Comunicação Social da USC, as experiências  de comunicação institucional da Prefeitura Municipal de Curitiba para tratar do tema “Comunicação e mobilidade: vínculos e rupturas”.

Álvaro Borba falou do cotidiano de uma grande cidade como Curitiba, capital do Paraná, e mostrou o trabalho inovador feito nas mídias sociais, que mistura o compromisso de um órgão municipal, a “Prefs”, como é chamada, com a população.

Em Curitiba, Álvaro é conhecido como “O Pai da Capivara”, ele tornou a capivara tão famosa que o animal foi nomeado o mascote da cidade. A capivara de Curitiba ganhou repercussão e ultrapassou os limites da cidade, um exemplos citado por Borba foi o pedido de casamento feito pela cidade do Rio de Janeiro ao ‘símbolo da cidade de Curitiba”. Outro mais longe, o convite para participar de uma das campanhas do Google, integrada até então só famosos participavam.

Na foto, o palestrante apresenta a matéria que a Exame publicou sobre Curitiba. Creditos: Heloísa Casonato

Na foto, o palestrante apresenta a matéria que a Exame publicou sobre Curitiba. Creditos: Heloísa Casonato

Na palestra ele mostrou outros resultados como a publicação da revista EXAME, que nomeou Curitiba como a cidade mais engraçada do Brasil, pela maneira como interage com a população. A manchete pôde mostrar que estavam no caminho certo, assim como em 1991, quando a cidade inovou em um ônibus com embarque em nível, o que significou mais eficiência no transporte público, porém, também em críticas e questionamentos, mas, assim como hoje, houve inovação e mesmo com todos pensando sobre ser loucura, deu certo, disse Borba durante a palestra.

Álvaro e a equipe que compõe o departamento de mídias sociais buscam por referências da cultura pop, estão informados sobre tendências e até mesmo criam tendências. Mas também se apoiam em estudos e teorias para compreender como funciona a disseminação de mensagens na mídia. A ideia é tratar de assuntos da cidade com uma linguagem mais próxima dos usuários da internet. “Uma parte do trabalho é manter o olho naquilo que é tendência. Às vezes é preciso criar tendências”, citou o palestrante.

O segredo é o conhecimento do ‘time’, sobre a matemática da internet, assim, tiram proveito dela, usam o potencial de instantaneidade em suas redes sociais, possibilitando tornar seus públicos fotógrafos e até mesmo modelos que protagonizam imagens de pontos turísticos da cidade.

A finalização da palestra de Álvaro foi um pouco diferenciada, em que deixou uma reflexão ao público. “Tenham dúvidas, muitas; a dúvida é a mãe das melhores coisas, a dúvida gera curiosidade, a curiosidade gera interesse e o interesse gera engajamento”, aconselhou o jornalista em clima de despedida.