Nomes expressivos do jornalismo nacional e internacional estão entre palestrantes do evento, que será realizado entre os dias 21 a 24 de outubro

Beatriz Vieira

Crédito: Paulo Macarini

Com assuntos como política, economia, educação, internacional e esportes, a Semana Estado de Jornalismo atrai estudantes de diversas universidades para compartilhar experiências, vivenciar momentos da prática do jornalismo e conhecer mais sobre a profissão.
Os universitários que participam dos quatro dias de palestras ainda concorrerão ao 9º Prêmio Santander Jovem Jornalista, que dá ao vencedor bolsa para cursar um semestre de estudos na Universidade de Navarra, na Espanha. As inscrições para o evento aconteceu nas universidades, diretamente com o coordenador do curso.
Da Universidade Sagrado Coração, três alunos viajaram até São Paulo para participar da Semana Estado de Jornalismo. Entre eles está a aluna Samanta Ravazzi, do 3º ano de Jornalismo. “Quero conhecer mais de perto o jornalismo impresso diário e aprender mais sobre minha profissão, aprender também com os profissionais que estão há tempos trabalhando na mídia e quero muito fazer networking também”, comenta a estudante.

A programação:

21 de outubro
“O jornalismo e os novos formatos de publicação” – 14h com Ricardo Gandour, diretor de conteúdo do Grupo Estado; Alexander Howard, pesquisador da Universidade Columbia; Sérgio Ludtke, master em jornalismo digital. Às 16 h, as palestras foram sobre “Narrativas Digitais” com Felipe Lavignatti da jornalismo digital. org; Sérgio Peçanha, do New York Times.

22 de outubro
“Novas formas de organização dos jornalistas” com Adriana Garcia da OrbitaLab e Bruno Paes Manso do site Ponte, às 14h. Para as 16h, a palestra foi sobre “Inovação nos portais” com Luciana Cardoso e Luis Bovo, ambos do Portal Estadão e também com Marta Gleich do Portal Zero Hora.

23 de outubro
Para a palestra “Tecnologia a nosso favor”, os palestrantes foram com Camilo Rocha e Bruno Capelas do Link/Estadão, também com Daniel Gonzalez do blog Mundo APP. Na palestra “Redes sociais para jornalistas”, os palestrantes foram Leonardo Stamillo, sobre Twitter e Luis Olivales sobre Facebook.

24 de outubro
“Das grandes reportagens aos newsgames” com Ricardo Brandt, repórte especial Estadão e Fred di Giacomo da Editora Abril. Às 16h, a palestra com o tema “Preparados para o futuro?” com Renato Cruz, colunista de tecnologia e Eugênio Bucci, colunista do Estadão e Observatório da Imprensa.