A edição de 2015 teve recorde histórico de submissões ao evento, que acontece de 19 a 21 de junho na cidade mineira de Uberlândia
Guilherme Müller
Ótima notícia para os cursos de comunicação da USC: sete trabalhos desenvolvidos por alunos de Jornalismo e Relações Públicas representarão a universidade na Expocom Sudeste 2015. A Expocom é a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, um prêmio destinado aos melhores trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação em comunicação social. A premiação é dividida em três partes: local, regional e nacional, e para um trabalho participar ele precisa ser indicado pela Instituição de Ensino Superior na qual foi produzido.
Os trabalhos são divididos nas seguintes categorias: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Essas categorias são divididas em 68 modalidades, sendo que cada instituição pode indicar somente um trabalho por modalidade.
O grupo de estudantes do terceiro ano de Jornalismo obteve dois trabalhos aprovados nas categorias reportagem em jornalismo e rádio, TV e Internet – Categoria Ficção em áudio e rádio – Audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins. Mayara Crepaldi Chaves, uma das integrantes da equipe, não esperava esse resultado. “Foi uma enorme satisfação, porque o evento tem uma proporção extremamente reconhecida e não imaginávamos que seria possível chegar entre os cinco trabalhos selecionados das duas categorias.Foi realmente muito recompensador ver que nosso esforço valeu a pena e que conseguimos esse reconhecimento”.
O aluno Vitor Reghine Manfio fala sobre a concorrência de se apresentar um trabalho no congresso. “ A concorrência é muito grande no Intercom, são apenas cinco trabalhos de todo o sudeste por categoria, então não imaginávamos que conseguiríamos a aprovação em dois trabalhos, por isso a alegria foi maior ainda”. Ambos apresentarão uma síntese noticiosa (Webserviços- Jornalismo de serviço na internet), desenvolvida para a disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico e o radiodrama “Delicado”, desenvolvido para a disciplina de Redação de Jornalismo Radiofônico.
As alunas do último ano de Jornalismo, Maria Luisa Bergamasco, Bruna Ferreira da Silva, Juliana Mesquita Santos e Nathalia Faria Máximo da Silva apresentarão o rádiodocumentário “Coopeco- reciclando vidas” desenvolvido para a disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico II. Maria Luisa, também se diz surpresa com a conquista. “Foi uma sensação muito boa, nós nem estávamos contando que passaríamos”, relata Bergamasco.
Já as egressas Júlia de Oliveira Pereira, Paula Alves Corrêa de Santana e Thaísa de Souza Moraes apresentarão um trabalho na modalidade Produção Transdisciplinar – Categoria Produção multimídia: “Integração entre jornalismo e literatura – Programa Literamix”, originado do trabalho de conclusão de curso produzido pelo trio . Julia relata estar muito orgulhosa com o trabalho e a equipe. “Como o nosso trabalho foi feito em trio, na verdade mais do que um trio – nossa coordenadora, Daniela Bochembuzo, também compõe esse time-, eu sempre ressalvo o grande potencial que tem um projeto elaborado por mais de uma cabeça pensante. Nunca nós atingiríamos essa qualidade se estivéssemos sozinhas. Retorno por todos os esforços e empenho que nós tivemos durante o período acadêmico, por todo o amor e dedicação que depositamos e que isso volta em conquistas como essa. O sentimento é um frio na barriga, uma alegria constante, falo por mim e pelo meu grupo, acho que nós nos sentimos preenchidas quando ocorrem vitórias como essa”, explica Julia.
As alunas do terceiro ano de Relações Públicas Ana Carolina Trindade; Cintia de Paula Rodrigues; Karen Cescatto Rodas; Laura Ferrari; Luana Isabel Dias, apresentarão um trabalho na modalidade Categoria Produto de comunicação institucional radiofônico, com o título “Uma campanha para a reciclagem na cidade de Bauru”, desenvolvido para a disciplina de Laboratório Radiofônico. Luana ressalta que foi a primeiro vez em que o grupo submeteu o trabalho.” Estavamos confiantes mas a ansiedade foi maior. A sensação foi de felicidade e de gratidão pelo reconhecimento do trabalho”, relata Luana.
As alunas do último ano de Relações Públicas Bruna Angélica Batista, Caroline Braido de Rossi e Maria Laura Rufatto apresentarão o trabalho “Fusão e Aquisição: Um estudo sob a ótica da Relações Públicas”, no Intercom Júnior (Jornada de Iniciação em Comunicação) Maria Laura explica a importância de ter um trabalho aprovado em eventos de grande porte .“A aprovação do trabalho evidencia a importância dos profissionais de comunicação atualmente, no meu caso Relações Públicas, em outros contextos. É a oportunidade que o aluno tem de mostrar a importância da sua profissão com base em autores e estudos. Desse modo, é importante não só para o crescimento do aluno, mas também para a sua vida profissional que está prestes a se iniciar”.
A professora e coordenadora do curso de Jornalismo, Daniela Bochembuzo, acredita que o aluno atualmente não produz somente um trabalho para nota final de disciplina. “ Isso proporciona visibilidade para o curso, visibilidade para o aluno e a instituição. A gente se torna mais conhecido, então pra nós é super importante, os alunos viram referência em sala. Nós percebemos que quando o aluno produz para Expocom, é uma tendência desse produto virar trabalho de conclusão de curso. Os frutos estão sendo muito positivos, cada vez maiores e com mais qualidade”, explica Daniela.
Ainda de acordo com Daniela, a importância de se apresentar trabalhos em congressos é levar esses trabalhos para fora da universidade. “ Você pode apresentar para pessoas que podem trazer outros olhares, contribuições, a gente está tão apaixonado pelo objeto desenvolvido, que nós não conseguimos ver defeitos nele. Então, quando a gente vai para uma exposição ou congresso, nós temos a oportunidade de trocar olhares , conversar com gente que do mesmo assunto que nós gostamos, conhecer professores que a gente só conhece nos livros, conversar com pessoas de outras universidades e outras culturas, só tem ganhos. Esse aluno volta com uma bagagem muito rica, super animado, com vontade de fazer mais e melhor e passa a ser mais respeitado e consultado. E como ele vê esse retorno positivo do trabalho que desenvolveu, a tendência é que ele seja mais detalhista, cuidadoso e preocupado com o produto desenvolvido”.
A coordenadora do curso de Relações Públicas, Penelope Santos, relembra da primeira vez que a universidade participou do congresso. “ A primeira vez que a universidade participou do Intercom, foi com o meu grupo que levou um trabalho para o Expocom. Na época, estávamos fazendo uma pesquisa sobre pichação, vandalismo, desenvolvemos uma cartilha. Isso foi em 2002 e ganhamos um prêmio em Salvador”, lembra Penélope.
Para Penélope, a partir do momento que o aluno apresenta trabalhos em congressos e ele passa adquirir a vivência. “ Primeiro o reconhecimento do esforço dele. Ter um trabalho aprovado para o Intercom é o reconhecimento do esforço e dedicação. Na hora que chega no evento, ele vivencia o contato com esses autores, profissionais e outros colegas, partilha outras ideias, novas sugestões e opiniões”, relata Penélope.
Ao todo, 21 trabalhos foram indicados, 17 foram submetidos e 7 receberam a confirmação do aceite para apresentação (5 de Jornalismo e 2 de Relações Públicas). Ambos os trabalhos foram orientados pelas professoras Daniela Pereira Bochembuzo, Sonia Aparecida Cabestré e Jéssica de Cássia Rossi. As apresentações serão realizadas nos dias 19 a 21 de junho na cidade de Uberlândia (Minas Gerais).
Confira a lista completa dos trabalhos selecionados para o Intercom Sudeste em Uberlândia:
Trabalhos selecionados
Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação)
Modalidade Jornalismo – Categoria Reportagem em Radiojornalismo
Trabalho: “Webserviços: Jornalismo de serviço na internet”
Origem: Trabalho desenvolvido na disciplina Laboratório de Jornalismo Radiofônico I
Alunos: Isabella Christina Silva de Lima, Mayara Crepaldi Chaves, Renan da Silva Watanabe e Vitor Reghine Manfio
Professora orientadora: Daniela Pereira Bochembuzo
Modalidade Relações Públicas – Categoria Pesquisa em Relações Públicas
Trabalho: “A carreira profissional do relações públicas face o advento das mídias sociais digitais”
Origem: Trabalho desenvolvido na disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública – Qualitativa
Alunas: Julie Caroline de Alcântara e Rafaela de Campos Coelho
Professora orientadora: Sonia Aparecida Cabestré
Modalidade Relações Públicas – Categoria Produto de comunicação institucional radiofônico
Trabalho: “Uma campanha para a reciclagem na cidade de Bauru”
Origem: Trabalho desenvolvido na disciplina Laboratório Radiofônico
Alunos: Ana Carolina Trindade; Cintia de Paula Rodrigues; Karen Cescatto Rodas; Laura Ferrari; Luana Isabel Dias
Professora orientadora: Daniela Pereira Bochembuzo
Modalidade Cinema e Audiovisual – Categoria Roteiro de não ficção
Trabalho: “Coopeco – Reciclando vidas”
Origem: Trabalho final da disciplina Laboratório de Jornalismo Radiofônico II
Alunas: Bruna Ferreira da Silva, Juliana Mesquita Santos, Maria Luísa Bergamasco e Nathalia Faria Máximo da Silva
Professora orientadora: Daniela Pereira Bochembuzo
Modalidade Rádio, TV e Internet – Categoria Ficção em áudio e rádio – Audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins
Trabalho: “Rádio e Dramaturgia: Uma adaptação do conto Delicado”
Origem: Trabalho final da disciplina Redação de Jornalismo Radiofônico
Alunos: Isabella Christina Silva de Lima, Mayara Crepaldi Chaves, Renato Francisco Sônego e Vitor Reghine Manfio
Professora orientadora: Daniela Pereira Bochembuzo
Modalidade Produção Transdisciplinar – Categoria Produção multimídia
Trabalho: “Integração entre jornalismo e literatura – Programa Literamix”
Alunas: Júlia de Oliveira Pereira, Paula Alves Corrêa de Santana e Thaísa de Souza Moraes
Origem: Trabalho de Conclusão de Curso
Professora orientadora: Daniela Pereira Bochembuzo
Modalidade Produção Transdisciplinar – Categoria Comunicação e Inovação
Trabalho: “The Great Gatsby”
Origem: Avaliação final da disciplina Redação de Jornalismo Radiofônico
Aluna: Ivana de Paula Oliveira Santos (34211399896)
Professora orientadora: Daniela Pereira Bochembuzo
Intercom Jr. (Jornada de Iniciação Científica em Comunicação)
Divisão temática – Jornalismo
Trabalho: “Eu jornalista: O uso da primeira pessoa no discurso jornalístico contemporâneo”
Origem: Projeto de Iniciação Científica submetido à Coordenação de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da USC, biênio 2015-2016
Autor: Adham Fillipe Marin
Professora orientadora: Daniela Pereira Bochembuzo
Divisão temática – Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Trabalho: “RP Comunica – Sustentabilidade e educação”
Origem: Projeto de extensão RP Comunica
Alunos: Ana Gabriela Vicoli, Jozy Vieira dos Santos Miranda e Tomas César Ferreira
Professora orientadora: Jéssica de Cássia Rossi
Trabalho: “Fusão e Aquisição: Um estudo sob a ótica de relações públicas”
Origem: Trabalho de Conclusão de Curso em andamento
Alunas: Bruna Angélica Batista, Caroline Braido de Rossi e Maria Laura Rufatto
Professora orientadora: Sonia Aparecida Cabestré
Trabalho: “Comunicação estratégica como diferencial competitivo nas organizações – Um estudo sob a ótica de profissionais das áreas de Administração e Relações Públicas”
Origem: Trabalho desenvolvido na disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública – Qualitativa
Alunas: Ana Carolina Trindade, Karen Cescatto Rodas e Luana Isabel Dias
Professora orientadora: Sonia Aparecida Cabestré
Trabalho: “A percepção sobre o processo de reciclagem dos moradores do bairro Jardim Carolina em Bauru – Um estudo sob a perspectiva das relações públicas”
Origem: Trabalho desenvolvido na disciplina Teoria e Pesquisa de Opinião Pública – Quantitativa
Aluno: Tomas César Ferreira
Professora orientadora: Sonia Aparecida Cabestré
Trabalho: “Posicionamento estratégico nas mídias sociais digitais: Um estudo sob a ótica das relações públicas”
Origem: Trabalho de Conclusão de Curso em andamento
Autoras: Julie Caroline de Alcântara e Rafaela de Campos Coelho
Professora orientadora: Sonia Aparecida Cabestré
Trabalho: “As atitudes do jovem acadêmico relacionada às informações sobre saúde provenientes das plataformas virtuais”
Alunos: Jozy Miranda, Kéthelen Andrade e Maluan Vieira
Professora orientadora: Sonia Aparecida Cabestré
Divisão Temática (Para pesquisadores)
Divisão – Interfaces Comunicacionais / Grupo Temático Comunicação e Educação
Trabalho: “Ensinar com TIC na Era do Conhecimento: a realidade brasileira”
Autores: Profª Nirave Reigota Caram (USC) e Prof. José Luís Bizelli (Unesp-Araraquara)