A Iniciativa da Universidade do Sagrado Coração foi indicada como referência na categoria “Direito do Idoso”

Adham Marin

TROFEU

Entre os realizadores do prêmio, Vereador Markinho da Diversidade e Rick Ferreira, os dez premiados pelo troféu “Eu Faço a Diferença” de 2015 (Foto: Divaldo Disposti/Divulgação)

A noite da última terça-feira, 25, foi de alegria para todos os alunos, professores e colaboradores da Universidade Sagrado Coração, em especial para os integrantes da UATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, que foi premiada, junto com outras 9 iniciativas e personalidades, com o troféu “Eu Faço a Diferença”. A premiação é uma iniciativa da Associação Bauru pela Diversidade (ABD) e recebe o apoio das Secretarias Municipais do Bem Estar Social e da Cultura, dando início à Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação do município. Na agenda desde 2010 e efetivada pela Lei Municipal 5.972, a Semana integra o calendário oficial de comemoração do aniversário da cidade e é realizada em parceria com a Comissão de Diversidade Sexual da OAB e com o Conselho Municipal de Atenção à diversidade Sexual (CADS).

Desde sua criação, hoje no sétimo ano consecutivo, o prêmio tem como objetivo homenagear pessoas e instituições que sejam referência na luta e na defesa dos direitos das minorias, como pontua a titular da Sebes Darlene Martin Têndolo. “Esse prêmio não é apenas para pessoas e instituições que contribuíram com a causa LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros), assim como a manifestação cívica que encerra nossa semana, esse prêmio é para todos que lutam pela efetivação de direitos iguais para todos”, ressalta a Secretária.

No seu pronunciamento, o Prefeito Municipal, Rodrigo Agostinho (PMDB), ressaltou os avanços da cidade na proteção e garantia de direitos às minorias; para o peemedebista, as atividades realizadas pelas diversas instituições em parceria com o poder público deram a Bauru o patamar de referência nacional em políticas públicas de proteção. “Direito não se conquista, direito é garantia, e Bauru, em parceria com o trabalho de todos vocês, se tornou referência no entendimento desses direitos”, concluiu.

Responsável pelos trabalhos da UATI há mais de 20 anos, a psicóloga e professora Gislaine Aude esteve na Câmara Municipal, acompanhada de alunos do programa, para receber o prêmio. Para a coordenadora, a Universidade foi pioneira quando, há 20 anos, abriu as portas para a população idosa, que pode participar de cursos livres e integrar as disciplinas dos cursos como aluno ouvinte, quando o tema ainda era um tabu para a sociedade. Além disso, ainda ressaltou que o prêmio é o reconhecimento de um trabalho mútuo, realizado por uma equipe de voluntários, professores e estudantes que dão suporte às atividades realizadas. “Esse reconhecimento é reconhecimento do nosso trabalho. É um prêmio que é de todos nós: alunos, professores, estagiários e voluntários”, comenta emocionada.

Vereador e militante da ABD, Marcos Souza, mais conhecido como Markinho da Diversidade (PMDB), ressaltou a importância de se premiar iniciativas que tenham como objetivo a garantida dos direitos do idoso. Para o parlamentar, a nova configuração da pirâmide etária do país, que tem cada vez mais aumentado o número de idosos, é um desafio. “O Brasil tem se tornado e vai se tornar um país cada vez mais velho. Precisamos nos preparar pra isso”, ressalta.

Confira a programação completa da Semana de Combate ao Preconceito e Discriminação:

Data: 25/08/2015 – Abertura e Entrega do Troféu “Eu Faço a Diferença”
Local: Câmara Municipal

Data: 26/08/2015 – Palestra
Tema: “O Direito ao Nome Social”
Palestrante: Advogada Ana Carolina Borges
Público Alvo: Funcionários da Prefeitura Municipal de Bauru e Profissionais das Entidades de Assistência Social.
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Bauru – Praça das Cerejeiras, Palácio Municipal.

Data: 27/08/2015
Tema: “Perspectivas Atuais para a Defesa do ECA”
Palestrante:Márcio Magalhães da Silva – Psicólogo.
Público Alvo: Profissionais das Entidades de Assistência Social, Conselho Tutelar e Funcionários da Prefeitura Municipal de Bauru.

Data: 25/08/2015 à 30/08/2015 – Atividades Auto-Gestionadas inscritas pelas Entidades de Assistência Social e outros Órgãos no site da Prefeitura Municipal de Bauru: www.bauru.sp.gov

Data: 30/08/2015 – 8ª Parada da Diversidade de Bauru
Local: Avenida Nações Unidas – Concentração: 13h na Praça da Paz
Show de Encerramento: Apresentação de Sandra Lu e Bruno Eloy e da cantora Wanessa