Atividades são desenvolvidas por alunos e professora dos cursos de Comunicação da USC

Mayrilaine Garcia

10689520_10205106091438414_546148236225701744_n

Coordenado pela professora Jéssica de Cássia Rossi, o projeto de extensão RP Comunica é dirigido, especialmente, para alunos de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. O objetivo é mostrar a importância da sustentabilidade e do trabalho das cooperativas de reciclagem na triagem e seleção de materiais. Para isso, tem parceria com a Coopeco (Cooperativa Ecologicamente Correta) e também com a Cootramat (Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis).

O projeto também procura ampliar as parcerias dessas cooperativas com outras organizações, como ONGs e escolas. Os alunos envolvidos buscam conhecer a realidade dos trabalhos feitos por essas cooperativas e a situação dos serviços dos funcionários de tais cooperativas, por meio da comunicação interna.

A aluna Caroline Rossi, do 3º ano de Relações Publicas, explica que o RP Comunica auxilia no trabalho de comunicação interna, desenvolvendo ações dentro das cooperativas e para os cooperados.  Ela avalia que o projeto auxilia no aprimoramento da comunidade interna dessas organizações.

“Muitos funcionários tinham envolvimento com drogas e., na tentativa de sair deste caminho, começaram a trabalhar nessas cooperativas. Por estarem em bairros pobres de Bauru, têm um problema muito forte que é a falta do pessoal contratado, que muitas vezes deixam de ir trabalhar por motivos externos, como violência no bairro e até mesmo por questões de saúde, pois o funcionário, ao ficar exposto ao lixo, não toma certos cuidados e acaba adoecendo”, argumenta Caroline.

Além do foco na comunidade interna, o intuito do projeto é mostrar para a população bauruense o trabalho dessas organizações por meio de ações de comunicação. “Temos iniciado o processo de divulgação e apresentação neste semestre. Pretendemos divulgar as ações desenvolvidas na USC, nas redes sociais e na mídia bauruense e, também, apresentar as ações em eventos científicos, como o Encontro de Extensão da USC e em atividades externas”, comenta a professora Jéssica de Cássia.

Início das visitas técnicas

No dia 11 de setembro, os novos alunos inscritos no projeto foram visitar as cooperativas para conhecer o que vão realizar no projeto.

10403691_10205106085558267_1919899001838298703_n

“Os alunos foram divididos em dois grupos, com no mínimo cinco e no máximo oito estudantes. Um visitou a Cooperativa Cootramat e outro a Cooperativa Coopeco. Eles conversaram com os responsáveis pelas cooperativas, visitaram as instalações, anotaram as informações passadas, tiraram fotos e fizeram algumas outras ações”, conta  a professora Jéssica.

“O representante de cada empresa nos mostrou o dia a dia de trabalho, nos contou como o lixo chega até as cooperativas, como é o processo de separação do lixo, a reciclagem e a venda desses materiais para empresas de Bauru que procuram, por exemplo, por sucata ou plástico”, relata a aluna Caroline.

Grande parte do lixo que as cooperativas é recolhido pela prefeitura. Assim é dividido entre as duas cooperativas que fazem a trigam e e tiram o que dá para ser reciclado. Ao final, a prefeitura passa de novo nas cooperativas, recolhe o que não é reciclável e leva para os aterros.

10177415_10205106090278385_1156425057841976688_n

Serviço

Para quem quiser conhecer mais sobre as cooperativas, pode realizar uma visita nas sedes das organizações.

Coopeco: Avenida Santa Beatriz da Silva, 16, quadra 6 – Bairro Ferradura Mirim.

Cootramat: James Russel, s/nº, quadra 1 – Jardim Redentor.