Alunas de Jornalismo da USC ganharam o Expocom Nacional de melhor Reportagem em Jornalismo Impresso

Flávia Placideli

Fotos com o trofeu

Alunas de Jornalismo do 3º ano da USC ganharam o prêmio Expocom Nacional na modalidade de melhor Reportagem em Jornalismo Impresso. A premiação foi realizada durante o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Foz do Iguaçu – PR, entre os dias 2 a 5 de setembro.

O trabalho “As novas configurações de adoção, uma grande reportagem” representava a região Sudeste, após vitória obtida pelas alunas da USC na seletiva do Expocom Sudeste, e concorreu com trabalhos das regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Nathália Faria Máximo da Silva, como aluna líder, realizou a apresentação oral do trabalho na manhã do dia 3, na modalidade “Reportagem em Jornalismo Impresso”, a um júri composto por quatro professores de Comunicação.

A premiação aconteceu na sexta-feira, 5, no auditório da UDC (Centro Universitário Dinâmica das Cataratas). O Congresso premiou trabalhos de várias modalidades dentro das categorias: Cinema e Audiovisual; Rádio TV e Internet; Relações Públicas; Produção Transdisciplinar; Publicidade e Propaganda e Jornalismo.

A reportagem foi escrita pelas alunas Bruna Ferreira, Flávia Placideli, Juliana Mesquita Santos e Nathália Faria Máximo da Silva, que desenvolveram esse trabalho como avaliação final da disciplina de Redação de Jornalismo Impresso, ministrada pela professora mestra Daniela Pereira Bochembuzo, em junho de 2013.

A notícia sobre a conquista do prêmio repercutiu de forma expressiva entre alunos de todo o curso, bem como entre professores da USC e colegas da imprensa de Bauru.

“O Expocom tem muita representatividade por conta da seletividade e exigência. Somado a isso, a vitória se deu na categoria de Jornalismo, que é muito concorrida, e na modalidade Reportagem Jornalismo Impresso, tida como clássica, por ser a base do exercício jornalístico, ou seja, este prêmio foi uma conquista muito expressiva. As meninas estão de parabéns pela vitória”, afirma Daniela Bochembuzo, coordenadora do curso de Jornalismo.

Dentro do prêmio

“Nunca pensei que fosse sentir orgulho de mim mesma”. Esta foi uma das frases que passou na cabeça de todas nós após a notícia de que éramos as vencedoras do prêmio nacional do Expocom. Participar do Intercom em Foz do Iguaçu foi uma baita experiência para quem cursa um dos cursos de comunicação. O Congresso nos proporcionou conhecer pessoas do mundo todo com visões diferentes, professores e autores que estudamos durante o curso e que lá estavam presentes. E receber o prêmio é uma sensação inexplicável, saber que aquilo que você escreveu com suas palavras está sendo reconhecido nacionalmente é incrível. Ter um trabalho seu reconhecido só faz crescer a paixão que cada uma de nós sentimos pelo fazer jornalístico. E me faz ter certeza que cursar Jornalismo foi a melhor escolha que fiz”.

Flávia Placideli, autora desta matéria, esteve em Foz do Iguaçu junto com Nathalia Faria Máximo da Silva representando a USC.