Estar mais próximo da casa e da família estão entre os motivos que levam estudantes a mudar de instituição de ensino

Mayrilaine Garcia

aquario

É muito comum, no início de cada semestre, estudantes se transferirem de uma universidade para outra. Acompanhar a família para uma nova cidade, receber propostas de emprego em outro município ou até mesmo ausência de adaptação na antiga universidade são algumas das razões que levam universitários a mudar de instituição de ensino.

Essa realidade também é encontrada nos cursos de comunicação da USC, onde existem alguns alunos que fizeram a transferência externa, como Felipe Gabriel Silva, que cursava Publicidade e Propaganda na Universidade Paulista (Unip) de Bauru e agora está na USC.
“Não demorei para me adaptar aqui. Percebi que todo esforço que fiz de readequar minha grade curricular foi válido e fiz uma boa escolha de curso. A universidade é ótima e está superando minhas expectativas”, comenta o estudante.

Já Flávia Zangari Bertoldi se transferiu do curso de Relações Públicas da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba (PUC-PR) e escolheu a USC. Ela comenta que a diferença entre as duas universidades foi mínima, o que a ajudou muito na adaptação.

A estudante de Jornalismo Luana Correia Lima foi a que mais sofreu com a mudança, pois, vinda do Ceará após um tempo sem frequentar a faculdade, voltou ao curso para concluir a graduação.

A transferência de Luana aconteceu por conta da mudança de toda a família para a cidade de Borebi, próxima a Bauru. Assim, escolheu a USC por ser a mais próxima de sua residência.

“No início, tive muita dificuldade para me adaptar, tanto com o ritmo da universidade quanto com o sotaque dos demais colegas de sala, mas agora estou muito tranquila. É agitado, temos muitas coisas e trabalhos para fazer, mas a USC é uma universidade excelente e pretendo aproveitar ao máximo aqui”, ressalta a estudante.

Assista ao vídeo que Luana conta sua experiência na mudança de universidade:

Documentos necessários para a transferência para a USC
Histórico escolar da universidade anterior (original);
Conteúdo programático da universidade anterior (original);
Declaração de vínculo com a faculdade (original);
Documento de identidade (fotocópia);
CPF (fotocópia);
Comprovante de residência;
Histórico do ensino médio (para quem não tem vínculo com a universidade anterior).

Fonte: Pró-Reitoria Acadêmica da USC.