Estudantes da disciplina Fotojornalismo, do 4º semestre, aliaram foco e agilidade durante a atividade

Mayrilaine Garcia

10721486_10205112140189629_1331952618_n

Ministrada atualmente pela professora Érica Franzon, Fotojornalismo é a disciplina que a maioria dos alunos de jornalismo da Universidade Sagrado Coração almeja.

Alocada no quarto semestre do curso, a disciplina é antecedida pela matéria Introdução à Fotografia, que ensina o básico aos alunos para que cheguem à etapa seguinte com mais experiência com a câmera.

Isto porque, como trabalho de Fotojornalismo, os alunos devem cobrir eventos na própria universidade. Esse exercício, no início, envolve ansiedade, medo e nervosismo, pois mexer com a câmera requer muito cuidado e atenção e, na pressa, configurá-la passa a ser um problema.
Depois de vencer todos os obstáculos, ao ver o trabalho finalizado, percebe-se que tudo valeu a pena.

Foi assim na última semana, quando os estudantes de Fotojornalismo foram desafiados a realizar a cobertura fotográfica online da peça “Pluft! O Fantasminha”, apresentado pelos alunos da UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade), da USC.

10711449_10205112132389434_1169550330_n

Orientados pela professora Érica, os alunos tinham de fotografar cenas da peça e do público e imediatamente passar as imagens para os organizadores do evento. Isto exigiu, além do bom foco, muita agilidade.
“A princípio, eu não sabia se ia dar certo, se conseguiria configurar a câmera nas horas certas, mas no final saiu tudo perfeito e como eu realmente queria. Eu fiz as fotos dos bastidores e foi muito legal, foi algo mágico mesmo”, conta Marcela Gambini, aluna do quarto semestre de Jornalismo.
Para Marcela, realizar esse tipo de trabalho na faculdade é como estar no mercado de trabalho. “É muito bacana. Você já se sente um fotojornalista ao pegar uma câmera e ir fazer a cobertura de um evento. Isso que a Universidade nos propõe é algo único, que faz amar ainda mais nosso curso e nos apaixonar a cada dia que passa”, avalia a estudante.

10719111_10205112140269631_671651910_n

A matéria específica que se torna prática, como fotojornalismo, mostra ao aluno como será sua futura profissão e, apesar do estresse, depois de pronto proporciona ao estudante a satisfação e a sensação de dever cumprido.

Para atividades como a realizada em parceria com a UATI, os alunos se dividem em turmas e cada grupo fica responsável por cobrir uma parte do local do evento. Isto permite a todos vivenciarem cada momento, descobrir aspectos múltiplos de uma mesma pauta e explorar as lentes diferentes das câmeras. O bom trabalho exige agilidade, criatividade e foco.

Neste semestre, além de estudantes de Jornalismo, a disciplina Fotojornalismo foi oferecida como matéria eletiva para alunos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.