Atividades são uma forma prática de exercer a profissão ainda na universidade e compartilhar experiências com os demais estudantes
Beatriz Garcia

No período universitário, aparecem várias oportunidades de cursos, palestras e projetos extracurriculares para ajudar o aluno não somente a completar as temidas horas de atividades complementares (AACC), mas principalmente para concluir a graduação mais preparado para o dia a dia da profissão escolhida. Uma boa opção para colocar a teoria da sala de aula em prática é participar de Projetos de Extensão.

Impressão
Alunos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Jornalismo da USC têm oportunidades semestrais de ingressar em quatro projetos: RP Comunica, WebRádio, Círculo – Jornal Laboratório e Agência Experimental.

O RP Comunica é coordenado pela professora Jéssica Rossi e visa identificar e desenvolver estratégias que conscientizem a população sobre a importância do trabalho de cooperativas de reciclagem na triagem e seleção de materiais.

A aluna Ana Gabriela Vicoli, de Relações Públicas, está no RP Comunica. Ela participa pela primeira vez de um projeto de extensão e diz ter se interessado por saber da importância da atividade em seu currículo.

A Web Rádio, coordenado pela professora Daniela Bochembuzo, leva ao ar, por meio da plataforma web, programação criada por alunos do concurso de Jornalismo com diversidade e qualidade. A programação pode ser acessada pela comunidade externa por meio do site www.comunica.edu.br.

“Participo desde o início do curso da Web Rádio. Durante esses quase dois anos em que estou no projeto de extensão, adquiri mais responsabilidade e amadureci bastante”, comenta o aluno Guilherme Muller, de jornalismo.

Já o Círculo On, liderado pela professora Daniela Bochembuzo juntamente ao professor Renato Valderramas, é um jornal-laboratório de periodicidade semanal produzido pelos alunos participantes do projeto e veiculado em plataforma digital. Os estudantes vivenciam como é o dia a dia de uma redação de jornal, desde a reunião de pauta até a publicação das matérias na plataforma.

A Agência Experimental, coordenada pelo professor Vitor Brumatti, proporciona a vivência e o aprimoramento da prática profissional aos discentes de Publicidade e Propaganda e dos demais cursos de comunicação social, design e marketing. Isto é feito por meio do atendimento da comunidade na realização de projetos e ações de comunicação de caráter social para instituições filantrópicas, organizações não governamentais (ONGs) e parcerias com organizações e associações de Bauru e região.

Todos os alunos dos três cursos de comunicação podem se inscrever e participar dos projetos, que têm em comum a interdisciplinaridade, para ganhar experiência e aprendizado. “O cenário que o aluno vai encontrar no mercado de trabalho é interdisciplinar. Cada profissional atua em suas especialidades e junto ao grupo, promovendo um bom trabalho”, ressalta Vitor Brumatti, coordenador da Agência Experimental.