Durante três dias, estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas receberam treinamento para atuação profissional

Renan Watanabe

Estudantes e palestrantes reunidos no último dia da oficina (Foto: Evelin Nunes)

Estudantes e palestrantes reunidos no último dia da oficina (Foto: Heloísa Casonato)

Realizada nos dias 14, 15 e 16 de abril, como parte da programação da 4ª Jornada Científica de Comunicação Social, a oficina sobre Lei de Acesso à Informação reuniu alunos dos cursos de comunicação com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a utilização desta lei na prática profissional.

A oficina foi ministrada pelas professoras Kátia Vanzini, repórter da TV UNESP e docente das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), e pela professora Vanessa Amaral, publicitária e docente da Universidade Sagrado Coração (USC). Durante os três dias de oficina foram abordados temas relacionados à prática jornalística e a necessidade de tornarem-se públicas as informações políticas.

A estudante do primeiro ano de Jornalismo, Bárbara Ribeiro, aprimorou o conhecimento através da oficina. “Eu já conhecia a Lei, porém aprofundei o conhecimento com a oficina. Acredito que a Lei de Acesso à Informação é importante para a prática jornalística, pois teremos acesso às informações políticas que já deveriam ser nossas por direito”, afirma a estudante.

A professora e palestrante Vanessa Amaral ressalta a importância da Lei de Acesso à Informação para o trabalho do jornalista. “Como cidadãos, é sempre importante conhecermos as leis que permitem o acesso à informações públicas. Como jornalista, conhecer a lei é uma exigência da profissão”.

O profissional de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda também pode utilizar este tipo de informação para auxiliar em sua prática profissional. O estudante do primeiro ano de Publicidade e Propaganda, Guilherme Gonzalez, comemora o aprendizado obtido na oficina sobre o uso das informações na publicidade. “Achei muito boa a oficina. O publicitário para ter sucesso necessita de informações e o processo faz parte da comunicação. A publicidade também precisa de informações de interesse público”, diz o estudante.

Nos três dias de oficina, as professoras e estudantes interagiram e trocaram conhecimentos que são essenciais para o exercício profissional, auxiliando e contribuindo para o conhecimento que será levado para fora da Universidade após a formação acadêmica.