Evento recebe profissionais para debater interface entre as áreas jurídica e jornalística

Beatriz Garcia

DSC_0773

Na foto, da direita para esquerda, prof. me. Fábio José de Sousa, Leandro Rossito, João Jabbour, Zarcillo Barbosa e Ana Carolina Achoa de Oliveira. Crédito: Samantha Ciuffa

O Direito e o Jornalismo caminham juntos? Este foi o ponto inicial e que permeou maior parte da mesa redonda “A Interface entre o Direito e o Jornalismo”. O evento realizado ontem, 3 de novembro, na Universidade do Sagrado Coração (USC), reuniu profissionais das duas áreas para debater o tema.
A mesa foi composta pela magistrada Ana Carolina Achoa Aguiar Siqueira de Oliveira, juíza da 1ª Vara da Comarca de Pederneiras; Leandro Rossito, gerente de Jornalismo da TV Tem – Bauru; Zarcillo Barbosa, jornalista da 96 FM Bauru; João Jabbour, gerente de Produtos Editoriais do Jornal da Cidade; e pelo Profº. Me. Fábio José de Sousa, que mediou o debate.
Dentre os temas abordados, foi destacada pelos convidados a importância do jornalismo e do direito como os dois grandes pilares e mediadores da sociedade.
“Uma sociedade bem informada passa a ter novos anseios e a buscar transformações que, por sua vez, são garantidas através do Direito. O maior exemplo é a Constituição Federal de 1988”, defende a magistrada Ana Carolina de Oliveira.
Retomando historicamente os encontros entre os dois temas, Zarcillo Barbosa foi além. “A Constituição nos garante plena liberdade do pensamento. Liberdade que faz do Jornalismo uma das profissões mais perigosas do mundo.” E complementou: “Isso por que o jornalismo incomoda”.
João Jabbour fez questão de destacar a importância do diálogo entre Judiciário e Imprensa, mas elencou, na prática, quatro pontos em que os temas entram em conflito. “Direito e Jornalismo caminham juntos, porém apresentam diferenças problemáticas. Por exemplo, o tempo de ação e resolução; enquanto o Jornalismo age com a pressa da veiculação da notícia, o Direito se resguarda pela produção das provas e documentos, o que causa demora; a linguagem jurídica, que deve ser traduzida para o público pelos jornalistas; o impacto da midiatização dos casos jurídicos e o senso de justiça que se difere nos dois universos”, ponderou o jornalista.
Jabbour, contudo, deixou claro que, mesmo diante de tais pontos, refletir sobre eles é o que faz avançar a democracia. “Discussões e reflexões maduras, como a que estamos tendo agora, são o que deveria ser mais estimulado e praticado”, complementou.

Interesse público

Um dos pontos de destaque foi a diferenciação entre se produzir matérias de interesse público e de interesse do público. “Em se tratando do estado de São Paulo, o Judiciário é muito sensível em relação ao que é interesse público”, comentou a juíza Ana Carolina.
Leandro Rossito complementou a abordagem da questão. “É importante saber até onde a notícia é de interesse público e quando estamos passando a invadir o direito privado.” O jornalista também ressaltou a importância de checar informações com juristas para que não se informe nada errado sobre os casos. “Temos que passar a melhor e a maior quantidade de informações possíveis, mas sempre dentro da lei”, recomendou.
Outros temas como direito de resposta, direito eleitoral, lei de imprensa e censura nas empresas de comunicação também foram discutidos.
Ao final do evento os participantes da mesa responderam perguntas feitas pela plateia, composta por alunos, egressos e docentes do curso de jornalismo. Logo após, encerraram fazendo seus agradecimentos.
Zarcillo Barbosa aproveitou sua mensagem para incentivar os futuros jornalistas. “Eu só deixo um pedido final a vocês: quero que se formem logo e partam com vontade para o mercado de trabalho, porque o país precisa de vocês. Nós estamos vivendo um momento crítico na história republicana em que escândalos estão na mídia a toda hora. Precisamos de gente jovem, talentosa, para que a sociedade brasileira seja melhor atendida e essa país tenha o destino que merece”, concluiu.
A mesa redonda “A Interface entre o Direito e o Jornalismo” foi realizada pelos alunos do 2º ano de Jornalismo, com orientações dos professores Fábio José de Souza, Jéssica de Cássia Rossi e Daniela Pereira Bochembuzo. O evento teve apoio da Coordenadoria Geral de Extensão e Central de Eventos da USC.

DSC_0947

Comissão organizadora, convidados da mesa redonda e coordenadora do curso de jornalismo da USC. Crédito: Samantha Ciuffa

Confira abaixo galeria do evento (Crédito: Samantha Ciuffa/Gustavo Diccine):