Na ultima quinta-feira, dia 30, o projeto realizou atividades no laboratório de nutrição para a aula prática do projeto de extensão Mesa Brasil

Beatriz Garcia

Para onde vão os alimentos que os produtores, supermercados e padarias não podem comercializar, mas que estão aptos para o consumo? Essa é uma pergunta que o projeto Mesa Brasil reponde.
O programa Mesa Brasil é uma iniciativa do SESC com o lema de redução do desperdício. Os agentes do projeto realizam a coleta desses alimentos e encaminham para instituições de caridade. Mas, para que de fato não haja desperdício, as cozinheiras das instituições beneficiadas são treinadas.
Em Bauru, o grupo é liderado pela professora e coordenadora do curso de nutrição da Universidade do Sagrado Coração (USC) Roseli Claus em parceria com o Sesc da cidade.

DSC_0694

Manipuladoras, alunas do curso de nutrição e coordenadora do curso. Crédito: Samantha Ciuffa

“Nesse processo a Universidade entra com a parte da ação educativa. Para que os manipuladores possam continuar recebendo o programa em suas instituições, é necessário que eles façam o curso. Assim eles utilizarão os alimentos da melhor maneira possível”, conta Roseli.
Após quatro encontros teóricos, o último passo para as cozinheiras receberem o certificado é a oficina prática que aconteceu na ultima quinta-feira, dia 30, no laboratório de nutrição da USC.
“Isso é uma norma do programa. Para receber as doações, os manipuladores dos alimentos, tem que fazer o treinamento. Ele tem que ser feito a cada dois anos ou quando alguma lei é alterada”, explica a estagiária do Sesc Bauru e aluna do 4º ano de nutrição da USC, Mariele Coral.
Nesta ultima atividade, treze manipuladoras colocaram em prática todos os ensinamentos teóricos e prepararam receitas que utilizam os alimentos integralmente. Elas contaram com a colaboração dos alunos de nutrição, participantes do projeto de extensão Mesa Brasil.

DSC_0664

Aula prática do Mesa Brasil produziu uma grande variedade de alimentos com produtos fora de comercialização, mas aptos para consumo. Crédito: Samantha Ciuffa

“Os pratos que estão sendo feitos hoje são feijoada verde, brigadeiro de mandioca, cocada de chuchu, patê de talos, bolinho de talos e entre outras. Essas receitas foram inventadas pelas próprias cozinheiras das instituições. Depois de prontos, os pratos serão degustados pelas manipuladoras”, comenta Mariele.
O projeto, que comemora 11 anos esta semana, publica todos os anos um livro com as receitas criadas. O livro está em sua 5º edição e será lançado na próxima sexta-feira,dia 7 de novembro, às 19h30 no Sesc Bauru.