Alunos do 2º ano de jornalismo praticam a síntese noticiosa no rádio e exercitam a profissão de jornalistas radiofônicos

Mayrilaine Garcia

Durante a semana passada, foram ao ar as primeiras edições dos trabalhos de sínteses noticiosas, feitos por grupos de alunos do quarto semestre de Jornalismo para a disciplina de Laboratório de Jornalismo Radiofônico.

A síntese noticiosa é um resumo das novidades ocorridas durante a semana, breve, porém completa, e deve ter duração de 3 a 5 minutos, abrangendo as informações mais importantes. A classificação dos fatos da síntese é realizada a partir do impacto da informação, ou seja, os assuntos mais importantes serão apresentados primeiro.

Como é uma matéria prática, os trabalhos, que terão no total oito edições, estão sendo apresentados na Web Rádio USC, o que tem muita importância para os alunos, pois ajuda na sua experiência futura profissional. Além disso, o exercício esclarece sobre a profissão e acaba com o preconceito sobre o rádio ser um meio ultrapassado, já que atualmente o meio não é tão popular quanto a TV.

A aluna Heloísa Casonato, do 2º ano de jornalismo, passa por essa experiência juntamente a seu grupo com o programa “Giro Cultural” e confirma essa ideia. “Quando a gente inicia o curso, são poucos os alunos que têm objetivo de seguir o ramo do radialismo, porque grande parte nem têm tanto contato com rádio no sentido de ouvir. Imaginamos como um veículo de comunicação ultrapassado, mas por ser o mais acessível, grande parte da população fica informada através dele. Quem quer seguir na área da TV deve gostar de rádio e se destacar nele. Rádio é importantíssimo também para melhorar a locução e diminuir a timidez”, comenta.

O Giro Cultural abrange assuntos culturais não só locais, mas também regionais, nacionais e internacionais.  Por exemplo, o primeiro programa do grupo falou sobre a venda de ingressos para o Tomorrowland, que durou apenas 3 horas. O programa é apresentado em duplas; cada semana os integrantes dos grupos se revezam na apresentação.

Já o grupo da aluna Mayara Crepaldi aborda as novidades do mercado de trabalho, tanto sobre as oportunidades de estágio quanto de empregos para estudantes de diversos cursos. A tática de apresentação é começar sempre com informações sobre emprego que oferece o salário mais alto. A síntese é veiculada no começo da semana para que o aluno já a comece bem informado.

“Escolhemos essa temática porque como somos estudantes, sabemos o quanto um estágio, um emprego é importante para o nosso crescimento pessoal e profissional e, infelizmente, as vagas que a universidade têm acesso não são muito divulgadas. Muitas vezes acabam se tornando oportunidades desperdiçadas”, opina Mayara.

Independente do curso, na parte prática qualquer conteúdo se torna mais fácil e agradável de aprender, por isso os alunos devem se dedicar ao máximo a elas.

O Giro Cultural é transmitido às segundas-feiras, a partir das 17h30, e o Web Serviços às quartas, também a partir das 17h30, na Web Radio USC. Para ouvir estes e outros programas da Web Rádio USC basta acessar o site.

.