Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda tiveram notas entre bom e muito bom na publicação da Editora Abril

Beatriz Garcia

image001

Em tempos de vestibular, várias dúvidas surgem. Por mais que já se saiba qual curso fazer, o “onde” ainda atrapalha a decisão. Para avaliar as melhores oportunidades e instituições de ensino, uma das opções utilizadas pelos vestibulandos é a revista Guia do Estudante (GE), da Editora Abril, conhecida por tratar de assuntos inerentes ao vestibular e conceituar os cursos superiores de diversas universidades com estrelas.

Na edição mais recente, as graduações em Comunicação da Universidade Sagrado Coração (USC) tiveram desempenho positivo. Os cursos são classificados por meio de cinco notas: Excelente (5 estrelas); Muito bom (4 estrelas); Bom; (3 estrelas); Regular (2 estrelas); Ruim (1 estrela).

Na edição do GE Profissões Vestibular 2015, que passa a circular nas bancas a partir de 10 de outubro de 2014, os alunos encontrarão os três cursos de comunicação da USC e suas estrelas: Jornalismo (4 estrelas), Publicidade e Propaganda (3 estrelas) e Relações Públicas (4 estrelas). A avaliação, publicada anualmente, leva em consideração diversos aspectos do curso, como corpo docente, produção científica, infraestrutura, entre outros.

Os professores coordenadores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da USC atribuem grande responsabilidade desta avaliação positiva à infraestrutura oferecida aos alunos, que é considerada uma das melhores do interior do estado de São Paulo, e a convergência entre teoria e prática, tão importante em se tratando de cursos de comunicação.

O curso de Jornalismo, que já foi reconhecido com 4 e 3 estrelas nos anos de 2012 e 2013, respectivamente, neste ano volta ao patamar das 4 estrelas. Nesta retomada destacam-se os eventos e as premiações que o curso obteve, como por exemplo o último Intercom.

“O que colabora é este conjunto de fatores somado à própria conscientização do aluno, pois não adianta o coordenador, o professor, se esforçar se o aluno não fizer sua parte. Se todos têm consciência do seu papel e de quanto isso é importante em termos de visibilidade para o curso, o resultado só poderia ser este”, comenta a coordenadora do curso de jornalismo, Daniela Bochembuzo.

Para Penélope Santos, coordenadora de Relações Públicas, atribui as 4 estrelas ao fato de o curso apresentar em seu corpo docente professores mestres e doutores com a formação de RP.  Ela ressalta que haverá uma reformulação na grade, inclusive da duração de 3 anos e meio para 4 anos. “Com isso, nosso objetivo é de que a grade se adeque melhor aos requisitos do Ministério de Educação (MEC)”, explica.

Publicidade e Propaganda, avaliada com 3 estrelas, também terá remodelações. Vitor Brumatti, coordenador do curso, alerta que haverá  maior ênfase em iniciação científica, ampliação em participação de eventos científicos e visitas técnicas e ampliação da frequência em participações de eventos científicos da área. “São algumas ações que estamos desenvolvendo no curso como um todo. Tudo que fazemos é sempre pensando nos alunos. Se vier como reconhecimento de mais estrelas, será ótimo”, finaliza Brumatti.