Amanda Medeiros / Círculo

Eventos preenchem agenda da Universidade do Sagrado Coração (USC) nos meses de abril e maio e ainda estão com as  inscrições abertas.

Imagem de divulgação da V Jornada de Comunicação Social/ Reprodução site USC

Nos dias 18 a 20 de abril está prevista a V Jornada Científica de Comunicação Social, que contará com palestras de profissionais experientes no ramo comunicacional e apresentações de trabalhos. O tema central a ser discutido é “O (in)visível na Comunicação: imagem e credibilidade”, promovendo um diálogo importante entre o público e os palestrantes.O período de inscrições foi encerrado no último dia 08, mas para conferir a programação, acesse o link.

“A participação dos alunos na Jornada é fundamental no momento em que estão construindo conhecimentos a respeito das diferentes áreas de pesquisa, ensino e extensão na comunicação, promovendo um diálogo efetivo entre aqueles que estão mais avançados nos estudos, mais experientes na área acadêmica e com mais conhecimentos teóricos, práticos e metodológicos”, afirma a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da USC, Mayra Fernanda Ferreira.

Imagem de divulgação. Reprodução: site USC

A IX Jornada de  Química e V Jornada de Engenharia Química serão realizadas nos dias 26 e 27/04 com o tema “Ciências forenses:desvendando o invisível”. Estão previstas palestras, minicursos e apresentação de trabalhos abrangendo as setores de grande relevância para a formação acadêmica, bem como para o aprimoramento técnico dos atuais e futuros atuantes na área, com ênfase em aspectos práticos e aplicados na Química e Engenharia Química. As inscrições podem ser realizadas até o dia 16/04 no link.

Imagem de divulgação. Reprodução: site USC

O VI ENEC Encontro de Engenharia Civil recebe as inscrições até o dia 22/04 e tem como objetivo reunir os alunos para assistir as palestras técnicas proferidas por empresas ligadas ao setor da construção civil nacional, com temas da atualidade e de muita importância para a formação dos estudantes, além do contato com as empresas e profissionais palestrantes. O Encontro está marcado para os dias 02 e 03/05 e promete surpreender mais um ano.

Imagem de divulgação. Reprodução: site USC

O 7º Encontro de Extensão da USC, que será realizado nos dias 02 a 05/05, oferece oportunidade para estudantes, professores e comunidade em geral compartilharem experiências no projetos promovidos pela Universidade. Este ano, o Encontro tem como tema principal “O papel da extensão no fortalecimento das metodologias ativas”, com o intuito de reforçar a ideia de que as atividades realizadas pelos extensionistas complementam o aprendizado em sala de aula. Os dois primeiros dias de evento serão palco de apresentações orais e exposição de banners dos trabalhos de extensão realizados no ano passado. Podem ser inscritos trabalhos dos estudantes usqueanos e, também, de alunos externos, desde que sejam relacionados à extensão. Nos outros dois dias de evento, o público conta com palestras e mesa-redonda que discursa sobre as formas de trabalhar multidisciplinarmente as ações dentro e fora da sala de aula. A inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 24/04 no link.

Imagem de divulgação. Reprodução: site USC

E que tal degustar de pratos que vão da cozinha convencional à sofisticada a preços acessíveis? Nos dias 08 a 10/05,  a X Mostra Gastronômica que se constrói a partir da reunião de renomados restaurantes da cidade que oferecerão essa possibilidade aos participantes. A entrada no campus é gratuita, então não há prazo para as inscrições. De acordo com os organizadores, o evento que já se tornou tradicional na instituição também é um  espaço para os estudantes, egressos e  professores, mostrarem seus talentos gastronômicos e conquistar o paladar dos visitantes. Para mais informações, consulte o site.

Reprodução: site USC

A VII Jornada de Informática complementa a formação do cientista de computação e do engenheiro de computação com palestras e minicursos, apresentando as novidades no mercado de trabalho, informando sobre novas tecnologias e aprimorando as já conhecidas. O evento, voltado para estudantes, profissionais e ex-alunos da área ou interessados será realizado nos dias 11 e 12/05 e as inscrições podem ser efetuadas até o primeiro dia do mês de maio na página da Jornada.

As temáticas estão centradas no universo dos games e realidade virtual. Além de minicursos como os que tratam de tecnologias tridimensionais (3D), palestras no período noturno, no Auditório Clélia Merloni, trazem os profissionais do mercado como Bruno Toledo e Felipe Cancian Bertozzo que tratam de games, o M.e Victor de Assis Rodrigues que enfoca a Realidade Aumentada, Gabriel Naro abordando o desenvolvimento de jogos para Realidade Virtual e Rafael de Oliveira destaca o estudo e aplicação de processos ágeis para desenvolvimento de games

Imagem de divulgação. Reprodução: site USC

Além disso, a IV Jornada de Arquitetura e Urbanismo nos dias 29 e 30/05 encerra o mês de maio. O evento aborda a questão da sustentabilidade tendo a arquitetura como solução viável. Questões como o contínuo desperdício de materiais, a geração de entulho e os impactos prejudiciais que a construção convencional gera no meio ambiente, a utilização de técnicas e material alternativo serão comentados por profissionais experientes no meio. A data limite para as inscrições é até o dia 19/05 no link.