Amanda Medeiros / Círculo

A “Marcha das Mulheres – Bauru: Nem Uma A Menos” realizada último sábado do mês de março (25)  teve como tema principal a luta das mulheres contra a violência, o machismo e as desigualdades. O objetivo do evento, que foi divulgado pelas redes sociais e no Facebook teve 417 confirmações de presença, era ocupar as ruas de Bauru como forma de protesto contra as injustiças que a mulher enfrenta diariamente.

A manifestação que partiu da frente da Câmara Municipal a partir das 13 horas, contou com a passeata, um sarau em parceria com a Frente LGBT, apresentações dos grupos Maracatu Batuque das Mulheres e de rap feminino Ouro D`Mina. O setor político também foi alvo das reivindicações, uma vez que melhores oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres foi assunto frequente nos debates.

Marcha das Mulheres percorre o calçadão de Bauru (Foto: Laylla Fiore)

Dados divulgados pela Secretaria do Bem-Estar Social concluem que no último ano as denúncias de violência física contra as mulheres em Bauru cresceram 228%. Além disso, o número de casos de violência patrimonial na cidade aumentou de 9 em 2015, para 15 registros em 2016, ou seja, houve um acréscimo de 66%.

O Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também exibe índice alarmantes: o órgão aponta que uma mulher é vítima de abuso sexual a cada 11 minutos e a cada 2 horas, uma mulher é assassinada, na maioria dos casos pelo companheiro ou ex-companheiro.

A manifestação oferece espaço para que as mulheres clamem por o que lhe é de direito: igualdade.

Mobilização tem como objetivo o combate ao machismo, violência e desigualdades enfrentadas pelas mulheres no dia a dia (Foto: Laylla Fiore)

 

Fotos: Amanda Sampaio, Fernanda Rosa e Leandro Pinto/Círculo