Gabriel Moura/ Círculo

Edição: Ana Cláudia Arruda e Vinicius Carrasco

O Segundo Turno para governador do estado de São Paulo, traz dois candidatos já conhecidos no meio político.

O ex-prefeito da cidade de São Paulo, o João Dória (PSDB). Segundo informações divulgadas pela Agência Brasil, o Tribunal de Justiça de São Paulo condenou em agosto o candidato à suspensão dos direitos políticos por quatro anos. A decisão em primeira instância não impediu, contudo, Dória de continuar disputando as eleições. A assessoria do candidato informou que entrará com recurso A Lei da Ficha Limpa só proíbe candidatura de condenados a partir da segunda instância.

João Dória (PSDB) teve condenação em primeira instância e continuará disputando a vaga ao governo. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

João Dória (PSDB) disputa a vaga ao governo pelo PSDB. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Reprodução do APP Resultados / TSE

RAIO X

JOÃO DÓRIA

Candidato da coligação PSDB, DEM, PSD, PRB, PP, PTC. João Dória nasceu em São Paulo (SP), em 1957. É formado em publicidade, é empresário e fundador do grupo de comunicação e marketing Dória, formado por seis empresas. Ingresso na vida pública na década de 1980, como Secretário de Turismo pelo estado de São Paulo. E filiou-se ao PSDB em 2001. Já em 2016 decidiu concorrer ao cargo de prefeito de São Paulo e foi eleito ainda no primeiro turno das eleições. No decorrer do primeiro ano de mandato em 2017 realizou uma série de viagens pelo país e acirrou o discurso contra o ex-presidente Lula. E assim seu nome começou a ganhar força dentro do PSDB. Em março deste ano ganhou as prévias do PSDB e então renunciou a prefeitura em abril para poder concorrer ao governo do estado de São Paulo.

Declarou patrimônio de R$ 189.859.904,76 em bens.

Vice: Rodrigo Garcia (DEM)

(Fonte:  TSE)

Também concorre ao pleito o atual Governador do Estado, Márcio França (PSB)

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB) em entrevista à imprensa. Foto: Ciete Silvério/Governo de São Paulo/Agência Brasil

Reprodução do APP Resultados / TSE

RAIO-X

MÁRCIO FRANÇA

Candidato da coligação PSB, PSC, PTB, PV, PR, PODE, PMB, PHS, PPL, PRP, PATRI, PROS SOLIDARIEDADE, AVANTE. França nasceu em Santos – SP, em 1963. É formado em direito pela Universidade Católica de Santos e nesta área jurídica atuou por anos como servidor do Poder Judiciário. Já na área política, é filiado ao PSB há 30 anos e nunca se filiou a outro partido. No fim da década de 1980, foi eleito vereador de São Vicente (SP), em 1996, foi eleito prefeito da cidade e reeleito em 2000. Logo após Márcio França foi eleito e reeleito deputado federal pelo estado de São Paulo, cargo no qual permaneceu até 2015 quando renunciou para se tornar vice-governador de São Paulo. Ele também foi secretário de EmTurismo e de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Declarou patrimônio de R$ 427.944,87 em bens.

Vice: Coronel da PM Eliane Nikoluk (PR)

(Fonte: Gazeta do Povo e TSE)

Como foi o primeiro turno?

Em São Paulo, 12 candidatos tiveram candidaturas autorizadas ao cargo de governador no primeiro turno. Dória obteve 31,77% dos votos válidos no pleito e França obteve 21,53% de votos. Confira como ficou a apuração:

1. JOÃO DÓRIA – PSDB – 6.431.555 – votos 31,77%
  2. MÁRCIO FRANÇA – PSB – 4.358.998 – votos 21,53%
  3. PAULO SKAF – MDB – 4.269.865 – votos 21,09%
  4. LUIZ MARINHO – PT – 2.563.922 – votos 12,66%
  5. MAJOR COSTA E SILVA – DC – 747.462 – votos 3,69%
  6. ROGÉRIO CHEQUER – NOVO – 673.102 – votos 3,32%
  7. RODRIGO TAVARES – PRTB – 649.729 – votos 3,21%
  8. PROFESSORA LISETE – PSOL – 507.236 – votos 2,51%
  9. CLAUDIO FERNANDO – PMN – 28.666 – votos 0,14%
  10. TONINHO FERREIRA – PSTU – 16.202 – votos 0,08%

VOTOS VÁLIDOS: 107.050.749 votos – 91,21%

VOTOS BRANCOS: 3.106.937 votos – 2,65%

VOTOS NULOS: 7.206.222 votos – 6,14%

No vídeo a seguir, o  professor Maximiliano Martin Vicente, professor da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Bauru, e Otávio Barduzzi, cientista social e professor da pós-graduação em antropologia na Universidade do Sagrado Coração (USC), falam sobre as propostas e o perfil dos candidatos ao governo do Estado.

Quais as propostas de governo de cada um?

João Dória, que apoia o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), propõe educação integral voltada a ajudar jovens para o novo mercado de trabalho. “Já para área da saúde será fortalecer a rede de hospitais de São Paulo e apoiar os municípios, principalmente nos atendimentos mais complexos. Adotar recursos mais atualizados de tecnologia da informação e comunicação é visto como um meio necessário para melhora da saúde.” Veja as propostas do candidato apresentadas à Justiça Eleitoral.

Já as propostas de Márcio França, que declarou neutralidade no segundo turno,  serão a continuidade do trabalho como a “revitalização da escola pública. Isso é resumida em três pontos: devolver a dignidade dos professores, incrementar o ensino e trazer qualidade social.” E na saúde ele oferece “o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com os municípios e a União. O plano apresenta 29 tópicos com esse em foque.”. Confira a íntegra do Plano de Governo apresentado pelo candidato à Justiça Eleitoral.