Amanda Sampaio/Círculo
Dentre os principais desafios da futura administração em relação à acessibilidade estão a adaptação de prédios públicos, as estruturas das calçadas, a falta de rampas acessíveis e a fiscalização de construções. Irregularidades em vários locais dificultam a circulação de pessoas com deficiência em Bauru.
Circulação no dia a dia
Calçadas estreitas, esburacadas, sem espaço para a passagem de cadeira de rodas e que possuem rampas com largura desproporcional e sem piso tátil, é algo natural de se encontrar na cidade. Para Ariani Queiroz de Sá, cadeirante, falta acessibilidade em diversos aspectos das cidade “na questão das rampas de acesso em vários prédios públicos, calçadas ruins e sem condições de transitar com a cadeira de rodas e também nas lojas comerciais”, disse.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (COMUDE), Washington de Paula Rodrigues, as rampas acessíveis são encontradas em totalidade apenas em parte do centro da cidade “em um quadrilátero que pega a R. Bandeirantes até a R. Ezequiel Ramos, da Av. Nações Unidas até a R. Azarias Leite”, destaca.
Saúde
O COMUDE levanta também preocupações em relação ao serviço de saúde pública oferecido pelo município, como a carência de preparo dos profissionais ao atender pessoas com deficiência, além da falta de veículos, como vans e ambulâncias adaptadas, principalmente quando o paciente necessite de tratamento em outras cidades.
Falta de apoio no esporte
Estimular o esporte para pessoas com deficiência tem sido complicado sem a participação da Secretaria do Esporte nas questões do COMUDE. Em 2011 foi inaugurada a Praça Paradesportiva de Bauru e até hoje o conselho questiona irregularidades do local, como a porta do banheiro estreita que impossibilita a entrada de cadeiras de rodas esportivas com 90cm.
Propostas do candidatos para melhorar a acessibilidade
À respeito das calçadas, Clodoaldo Gazzetta (PSD) propõe criar o programa “Calçada Legal” e o Plano de Alinhamento e Passeios com adequação à Lei de Acessibilidade. Defende um novo padrão de mobilidade e acessibilidade, além de promover atenção à Pessoa com Deficiência. Raul pretende a revitalizar e promover reformas em estádios distritais de Futebol Amador da cidade, além de apoiar, incentivar e criar atividades voltadas para pessoas com deficiência.
Raul pretende a revitalizar e promover reformas em estádios distritais de Futebol Amador da cidade, além de apoiar, incentivar e criar atividades voltadas para pessoas com deficiência.