SELO 2016 Texto e foto: Ana Giese/Círculo

Dona Mathilde Pietro Forte, 76 anos, tem o costume de avaliar todos os candidatos e guardar os panfletos por eles entregues até alguns dias antes das eleições para que tenha os números em locais de fácil acesso e possa, depois de anotá-los, levá-los ao local de votação no dia da eleição. É uma prática que acompanha a aposentada a algumas eleições. “Levo os números anotados para saber certinho quem quero eleger, porque o número do vereador é mais longo e provavelmente não lembrarei na hora de votar, fora o fato de que dessa forma não terei que ficar tentando me lembrar em frente a urna e tornará o processo muito mais rápido”, disse Mathilde.

Tanto cuidado também está associado à responsabilidade que dona Mathilde acredita que todos os eleitores têm: escolher os futuros governantes. E nesta hora, não dá para esquecer os números dos candidatos. “Esse ato é o seu voto certo, você sabe que fez a sua escolha e que refletiu sobre ela, que fez a sua parte com responsabilidade e que não vai se decidir no último minuto e prejudicar a única chance que tem”, voltou a refletir.

 

FOTOGRAFIA_COLAELEITORAL1

Dona Matilde, de 76 anos, tem o hábito de anotar os números dos candidatos para não esquecer no dia da votação.  

 “Esse ato é o seu voto certo, você sabe que fez a sua escolha e que refletiu sobre ela, que fez a sua parte com responsabilidade e que não vai se decidir no último minuto e prejudicar a única chance que tem” Mathilde Pietro Forte, 76 anos, aposentada

Na urna eletrônica, no dia da votação o primeiro número a ser digitado será o do candidato a vereador, que tem cinco dígitos e, em seguida, apenas os dois números que representam o partido daquele que concorre ao cargo de prefeito.

O hábito de levar um lembrete às urnas é também uma recomendação do Tribunal Regional Eleitoral aos eleitores. O órgão eleitoral traz orientações em seu site de como pesquisar e procurar os nomes e números dos candidatos, com antecedência, através da propaganda eleitoral, da internet ou listas afixadas nas escolas no dia da eleição. Há inclusive um modelo de “cola” disponível para que os eleitores imprimam e possam exercer seu papel de cidadão.

 

cola eleitoral

 

“Cola eleitoral” Impresso para o eleitor anotar o número de seus candidatos já na ordem de votação da urna eletrônica disponível no site do TER-SP.