Atriz do filme Duplin'. Foto: Reprodução/divulgação

Ana Caroline Moreira de Oliveira/Círculo

Nesta semana o Círculo Indica apresenta uma produção original da Netflix, que foi lançada em fevereiro de 2019 na plataforma, baseada em um livro com o mesmo título. É um filme com muitas camadas, aproxima-se de filmes românticos adolescentes, porém traz uma mensagem de profunda importância na sociedade atual.

A trama conta a história de Willowdean Dickson (Danielle Macdonald), uma garota comum e acima do peso, porém, muito bem resolvida  sobre isso. Contudo, sua composição corporal é algo delicado em sua casa, pois sua mãe Rose (Jennifer Aniston) é uma ex-miss que se importa demais com essa questão.

A protagonista decide participar de um concurso de beleza a fim de desafiar os padrões de beleza vigentes e mostrar que, independentemente do biótipo, qualquer mulher pode usar biquíni, sendo essa a mensagem que o filme indica com maestria. Ela e suas amigas, Millie (Maddie Baillio) e Hannah (Bex Taylor-Klaus) fazem um “protesto de salto alto”, ignorando os olhares de reprovação. Juntas unem forças para desconstruir estereótipos, para mostrar que mulheres com mais peso, de quadris largos e cabelos curtos também são lindas.

A essência da trama, abordada de forma sutil, é a agressividade dos padrões de beleza existentes ao universo feminino e a descristalização dessa regra construída socialmente.

Assista ao trailer:

https://www.youtube.com/watch?v=yMuusls-26U