Coisa Mais Linda. Foto: Reprodução / Divulgação

Karolayne Cotafava / Círculo 

O dia 22 de março foi a data de lançamento da mais nova série brasileira da netflix “Coisa Mais Linda”, a série conta com a direção de Heather Roth e Giuliano Cedroni, e sua primeira temporada tem 7 episódios, e uma nota 8,0 no IMDb, é estrelada por atrizes globais como Maria Casadevall e Fernanda Vasconcellos, além de Mel Lisboa e Patrícia Dejesus, e o resultado é a que pode ser considerada uma das melhores séries brasileiras até o momento.

Na série acompanhamos as histórias de quatro mulheres que vivem no Rio de Janeiro de 1959, a partir do momento em que Maria “Malu” Luiza (Maria Casadevall) se muda para o Rio deixando seu filho com seus pais em São Paulo, com planos de abrir um restaurante com seu marido, mas chegando lá descobre que ele tinha mais de uma amante e fugiu com todo o dinheiro com o qual devia estar montando o restaurante do casal. Quando Maria Luiza se encontra desamparada e sozinha no Rio de Janeiro, entram em cena Adélia (Patrícia Dejesus),Lígia (Fernanda Vasconcellos) e Thereza (Mel Lisboa) as quais ajudarão Maria Luiza a se reerguer, e seguir seu plano de abrir um restaurante no Rio de Janeiro onde haveria música.

Na série que se passa na época de ouro carioca, observamos como era ser mulher, negra ou branca, naquela sociedade, era esperado que mulheres tivessem filhos e não trabalhassem, como os planos profissionais delas eram considerados piada, além de os diversos abusos sofridos por elas, o que acaba mostrando sutilmente como da década de 50 pra cá, muitos desses tabus e preconceitos continuam os mesmos, e como ainda temos um longo caminho a trilhar quanto a quebra de conceitos machistas. Na série todo o sofrimento das personagens, cria um vinculo entre essas mulheres, que por mais que sejam muito diferentes, se dão uma oportunidade, mostram empatia uma pela outra, o que cria um senso de sororidade entre elas, onde uma fortalece a outra.

Maria Casadevall em Coisa Mais Linda.
Foto: Reprodução / Divulgação

Tudo isso com o plano de fundo do gênero musical que estava nascendo na época, a Bossa Nova, linda mistura de Jazz e Samba com a qual Malu se apaixona, e torna sua missão colocar diversos músicos como Chico (Leandro Lima), músico que ela conhece no seu primeiro dia no Rio, pra tocar em seu restaurante. Além da linda fotografia da série que passa o sentimento dos anos dourados cariocas, com as cores quentes imprimindo a sensação de um Rio de Janeiro lindo e cheio de vida, quando a cenas passadas em São Paulo usam cores mais frias e sóbrias transmitindo um sentimento frio e triste segundo a vida de Malu naquela cidade, e o figurino maravilhoso que transporta o espectador para como se pareciam as pessoas no Rio daquela época.

Esse drama de época trata de assuntos super atuais de grande relevância, e revisita o Rio de 1959 contando está história da perspectiva feminina, perspectiva que não é muito observada no material do gênero produzido. A série é uma ótima pedida para quem quer conhecer uma história linda ao som do que o Brasil tinha de melhor na música da época.

Confira o trailer: