Torneio promoveu debates de temas relevantes e despertou a curiosidade da comunidade acadêmica.

Na última semana, foi realizado no auditório João Paulo II da Universidade do Sagrado coração de Bauru-SP o torneio de debates durante toda a semana. Foram diversos temas debatidos como : Jogos violentos, Educação domiciliar, Reforma de Previdência ,Ditadura dos tratamentos estéticos, etc.
O aluno do 2º ano do curso de jornalismo Kleber Camargo, foi um dos alunos que participaram do evento como debatedores. Em entrevista concedida com exclusividade ao círculo On , o aluno destaca os desafios enfrentados durante a sua preparação para o torneio. “No torneio de debates saber sobre o assunto não basta. Você deve estar um passo a frente do oponente, sempre imaginando o que ele pode te indagar. Estudar o tema de forma “a favor” e “contra”. Como discente de jornalismo, quando eu subo pra dar meu discurso e responder, preciso ter boa retórica, eloquência e saber informações apuradas sobre o assunto, algo que meu curso tem me ensinado e pude usar na prática. Além de ter aumentado minha gama de conhecimento sobre os temas debatidos nos 5 dias” afirma.

Kleber mostrando sua argumentação durante o torneio de debates (foto: arquivo pessoal/divulgação).

Ana Carla Vieira Ottoni é professora do curso de Psicologia da Universidade. Para ela , o evento desenvolve uma relação de empatia e de amizade entre os grupos participantes: “Creio que tanto eu tive a oportunidade de treinar essas habilidades, quanto os alunos de meu time e todos os que passaram pelo torneio. Além disso, foi uma oportunidade de exercitar a empatia, a cautela no contato com o outro, a visão sobre a posição alheia, que são competências humanas importantíssimas para uma sociedade mais ética e justa. Particularmente, eu percebi que tanto no meu time de professores e de alunos, quanto nos outros times que observei, houve uma aproximação afetiva entre os membros, trocas de conhecimentos entre alunos de cursos diferentes, e oportunidade de vivenciar uma experiência intensa ao lado de companheiros, o que é uma forma belíssima de estreitar laços de amizade e companheirismo.” Diz a professora acadêmica

Ana Carla (terceira da esquerda a direita) jutno ao seu time do torneio de debates. (Foto: arquivo pessoal/divulgação).

O Professor do curso de Jogos digitais da USC, participou como jurado em um dos debates que ocorreram na terça-feira (14). Em entrevista, Renan destaca a importância de experiências como essa para a comunidade acadêmica: ” Colocar temas de interesse geral a serem discutidos vai além do acadêmico: demonstra todo o desafio da vida em sociedade, com diferenças de opiniões, experiências e vivências, propriamente ditas. Dessa forma, eventos assim contribui para uma formação integral dos futuros profissionais que estarão a frente de empreendimentos, ensino, saúde e governo.” Afirma ele.
O tema debatido na final, realizada na sexta-feira foi “ a ciência se pauta na política?”, tendo como grupo vencedor a posição a favor sobre o assunto debatido. O evento é realizado anualmente pela universidade bauruense. Para mais informações você pode acompanhar pelo site da universidade, ou pelo facebook da instituição acadêmica.