Ingmar Bergman e Victor Sjöström no set de Morangos Silvestres (1957). Foto: Divulgação

Texto: Gabriel Moura/Círculo

Vai até 25 de setembro a mostra “O lobo à Espreita“, que traz clássicos do diretor Ingmar Bergman. O evento aberto ao público faz uma homenagem ao centenário do cineasta e é realizado às terças e sextas-feiras, às 19h30, no auditório do Sesc de Bauru.  O local tem capacidade para 165 pessoas, por isso, será necessário a retirada dos ingressos na central de atendimento.

Ingmar Bergman, nascido em 1918, foi um diretor, escritor e produtor sueco, é considerado um dos diretores mais influentes da atualidade, trazendo seu valor real na sociedade. Seu acervo de filmes é muito importante para a história do cinema e seu meio de produção, com grandes historias dramáticas.

Filmes como O sétimo selo, Morangos Silvestres, Persona e A hora do lobo, foram exibidos em agosto. A partir de hoje (18/09) serão exibidos ainda outros sucessos do diretor. (Veja a seguir:)

 

Terça-feira (Hoje) – SONATA DE OUTONO (1978)

O filme conta a história de Charlotte (Ingrid Bergman), uma renomada pianista, que após ter sido uma mãe ausente por anos, vai até a casa de sua filha Eva (Liv Ullmann) para lhe fazer uma visita. Ela se surpreende ao encontrar sua outra filha, Helena (Lena Nyman), que tem problemas mentais. Eva tirou Helena da instituição que Charlotte a havia internado para cuidar dela em casa. A tensão entre mãe e filha começa a crescer devagar até elas colocarem tudo em panos limpos, dizendo tudo que sempre gostariam de dizer. Gênero: Drama    Indicado para maiores de 16 anos.

 

Sexta-feira (21/09) – NA PRESENÇA DE UM PALHAÇO (1997)   

Em outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador de Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias na cidade de Schubert. 

Gênero: Drama     Indicado para maiores de 14 anos

 

Terça-feira (25/09) – FANNY E ALEXANDER (1982) 

 

No início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó. Gênero: Drama   Indicado para maiores de 16 anos.

SERVIÇO:

O Sesc Bauru fica na Av. Aureliano Cardia, 6-71. Os filmes serão exibidos no auditório, e será necessário a retirada dos ingressos na central de atendimento. Gratuito, 19h30 da noite, no auditório.(165cadeiras)

Até mais e bom filme!